Vender é uma arte, já diz o velho ditado. E, no caso do mercado imobiliário, é preciso ser ainda mais caprichoso para conquistar o público desejado. Afinal, a concorrência é cada vez maior (tanto entre imobiliárias quanto entre elas e os proprietários que vendem por conta própria). Nesse sentido, a internet pode ser uma aliada estratégica para a divulgação de um bom anúncio de imóveis.
Mas como fazer isso de uma forma que os seus produtos vão se destacar diante dos demais? Neste artigo, vamos mostrar a você como criar anúncios eficientes para aumentar as vendas dos seus imóveis, apresentando 6 dicas para ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Confira e comece já a aplicá-las!
1. Capriche nas imagens utilizadas
Nesta primeira dica, estamos falando tanto de qualidade das fotos quanto de quantidade. Mas há um ponto, em especial, que muitos corretores acabam se esquecendo de dar atenção: trata-se da foto de apresentação do imóvel. Isso porque, logo após inserir os dados em um site de buscas por imóveis à venda na internet, o que aparece para o comprador é uma lista com os resultados e uma imagem de capa, representando cada bem mostrado.
Daí a importância dessa foto, que deve ser certeira para conquistar o cliente à primeira vista. Você deve usar como critério a imagem mais bonita que tiver disponível, algo que encantará o público que deseja atrair para o anúncio.
Outro ponto que você deve considerar é não economizar na quantidade de fotos, pois esse será o primeiro filtro a ser feito pelo cliente em potencial. As imagens são fundamentais para que ele tenha uma boa ideia do tamanho e das condições dos ambientes e, até mesmo, comece a sonhar com seus móveis dentro daqueles espaços. Procure colocar, pelo menos, de 10 a 15 fotos, bem iluminadas e enquadradas para ajudar o possível comprador na escolha.
2. Faça uma descrição detalhada e objetiva
Dependendo da sua idade, você deve se lembrar de como eram aqueles minúsculos anúncios em jornais impressos nas páginas de classificados de imóveis. Naquele tempo, para ganhar mais espaço gastando menos, as imobiliárias faziam pequenos comerciais, todos cheios de abreviaturas que mal eram entendidas pelos clientes.
Hoje em dia, na internet, o consumidor busca o oposto disso. Ele quer saber mais detalhes sobre o imóvel que está sendo oferecido, mas sem deixar de lado a objetividade na hora de passar a informação.
Para dar mais eficiência à descrição do imóvel em seu anúncio, procure fazer listas usando bullet points (tópicos com os dados mais importantes). Lembre-se de que não é mais necessário economizar palavras, portanto, use-as a seu favor para conquistar o cliente.
3. Complete todos os dados nos filtros de pesquisa
Os portais de venda de imóveis costumam ter filtros de pesquisa para que o cliente seja encaminhado àqueles que atenderão aos seus desejos e condições de pagamento. Para que o seu produto seja encontrado nessas buscas, é importante que todos os espaços sejam preenchidos, em especial aqueles mais usados, como:
- finalidade (venda ou aluguel);
- tipo (casa, apartamento, terreno etc.);
- localização (cidade, bairro e rua);
- quantidade de quartos e banheiros;
- vagas na garagem;
- área;
- preço etc.
Negligenciar qualquer um desses campos do filtro pode fazer com que seu imóvel simplesmente não apareça na busca do cliente. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando você coloca 0 no lugar do preço ou de vagas para estacionamento. Outro erro comum é colocar 0 no anúncio de imóveis como quitinete, pois o comprador quase sempre buscará por, ao menos, 1 quarto.
Uma dica extra nesse item é evitar o uso de nomes desconhecidos ou de novas regiões criadas dentro de um bairro, pois elas podem não ser conhecidas por todas as pessoas. Use sempre, portanto, o nome mais tradicional daquela localidade.
4. Se atente aos mecanismos de busca
Os mecanismos de busca usados na internet têm algoritmos que ajudam a levar ao consumidor os anúncios que mais se aproximam àquilo que ele deseja. Mas é importante ter atenção a alguns detalhes para que eles atuem também a favor de quem está vendendo.
Um dos principais algoritmos dos portais que atuam nesse segmento diz respeito à quantidade de fotos. Quanto mais imagens o seu anúncio tiver, mais bem ranqueado ele será, obtendo mais chances de aparecer na procura do seu potencial cliente.
Fique atento, ainda, ao uso de palavras-chave na hora de fazer a descrição do imóvel para atingir o seu público-alvo com eficiência. A descrição detalhada e bem-feita ajuda a posicionar melhor o imóvel no ranking dos sites e otimiza o SEO (posicionamento dele nas buscas feitas no Google).
5. Coloque o valor do imóvel
Muitas vezes, mesmo antes de analisar as fotos de um imóvel, o comprador acaba filtrando sua pesquisa a partir da faixa de preço que ele pode desembolsar nesse investimento. Por isso, por mais que pareça estratégico não colocar essa informação, com a esperança de que ele vá procurar o corretor para obtê-la, o melhor é já garantir a visibilidade no momento da busca.
Mais do que isso, o consumidor espera encontrar os dados completos para fazer a sua escolha. Portanto, não deixe de informar, além do valor de compra, os custos extras, como taxa de condomínio e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
6. Valorize a localização
Antigamente, havia o hábito de não colocar nos anúncios o endereço do imóvel, por questões de segurança ou por medo de perdê-lo para a concorrência. Isso ficou para trás, pois há muitas pessoas que fazem a busca na internet a partir do nome da rua e elas poderão não encontrar a sua oferta se você negligenciar esse dado.
Tenha em mente que preço e localização são as informações mais desejadas pelos compradores de imóveis, incluindo nome do condomínio. Por fim, não se esqueça de colocar pontos de referência importantes, como nome de um shopping ou de uma escola conhecida próxima ao endereço.
Vale a pena, ainda, oferecer ao cliente informações sobre a infraestrutura oferecida pelo bairro. Também conta pontos anunciar os benefícios encontrados nas áreas de lazer do condomínio.
Fazer um anúncio de imóveis eficiente, hoje em dia, é uma forma de captar os seus potenciais clientes, fazendo com que eles se encantem pelo produto oferecido antes mesmo da primeira visita. Não deixe de seguir as nossas dicas ao fazer as suas ofertas e aproveite para completar aqueles que já estão anunciados, melhorando o seu posicionamento nos rankings de busca.
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