Seu posicionamento na área imobiliária não depende apenas de decisões pautadas em questões internas, como anseios pessoais e conhecimento técnico. Também é preciso olhar as influências externas se não quiser ficar para trás, sendo a análise da concorrência uma metodologia imprescindível.
Ela serve para evidenciar tendências no mercado imobiliário, identificar oportunidades de negócio, setores de atuação, uso de novas tecnologias e necessidade de atualização sobre as práticas adotadas no segmento.
Você trabalha como corretor de imóveis autônomo e quer melhorar suas estratégias? Atente-se às dicas para ficar de olho nos concorrentes, orientar a tomada de decisão, operações e não perder espaço no ramo!
A concorrência na corretagem
O fluxo de trabalho dos profissionais da área ainda é fortemente ditado pelas imobiliárias, principalmente as de pequeno porte, cujas rotinas se aproximam das desenvolvidas pelo corretor independente.
Prospecção de clientes a fim de vender, comprar ou alugar imóveis, bem como das unidades disponíveis em determinada região, seguem um sistema engessado e, mesmo quando tecnológico, extremamente burocrático.
Por vezes, o negócio ainda se mostra machista — sem espaço para as mulheres em um ramo (cada vez menos) dominado pelos homens — e antiético, dando preferência a corretores mais antigos da casa em detrimento de outros com melhores habilidades e menos experiência.
A importância da análise da concorrência
A boa notícia é que a profissionalização do corretor independente é cada vez mais notória, sem a necessidade de vincular-se a uma imobiliária para ter credibilidade. O cliente tem reconhecido os esforços do trabalhador autônomo, principalmente quando seus serviços se aliam à tecnologia, sinal de atualização e dinamismo.
Nesse sentido, a análise da concorrência é útil para definir sua estratégia de vendas, marketing e posicionamento no mercado, pois leva em consideração as decisões das demais empresas e indivíduos sobre aspectos importantes, como média de preços e portfólio.
O corretor independente ainda pode observar o atendimento e os recursos utilizados pelas imobiliárias e seus colegas do ramo na comunicação com o cliente. A prática ajuda na adoção de boas medidas para a autogestão, incita o conhecimento e estimula o aumento de renda.
Como fazer a análise da concorrência
Sam Walton, fundador do Walmart, era profundo conhecedor de seus concorrentes: ele visitava-os com tanta frequência quanto o fazia em suas próprias lojas. O exemplo do varejista é tomado pelo seu sucesso irrefutável, um aprendizado a outro empreendedor, o corretor de imóveis autônomo. Confira algumas dicas sobre o assunto.
Benchmarking
A análise da concorrência aqui consiste na comparação de serviços, produtos e ações com outras imobiliárias ou colegas do ramo: avaliação de gestão, funcionalidade, processos e trabalho.
As informações podem ser obtidas ativando sua rede de contatos, em eventos do ramo e estudo sobre a área. Grandes empresas acabam repassando os dados até para fortalecerem o setor, além de ser uma forma de dar mentoria a quem está começando, prática transparente e bem-vista pelo mercado.
Cliente oculto
Sabia que 52% dos consumidores desistem da compra quando são mau atendidos? Uma forma de otimizar seus serviços é se apresentando como interessado em comprar ou alugar um imóvel, sentindo na pele a experiência do usuário com determinada empresa ou profissional.
Assim, é possível considerar os melhores canais comunicativos, a abordagem realizada (comportamento, apresentação e linguagem) e o grau de personalização do atendimento, trazendo as boas práticas ao seu cotidiano.
Redes sociais
Facebook, Instagram, LinkedIn e Whatsapp se tornaram ferramentas de trabalho, inclusive, úteis à análise da concorrência. Veja as postagens de quem atua no ramo imobiliário: slogan, logo, cores, recursos utilizados (textos, vídeos, games), número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, visualizações e leia os comentários do público.
Assim, você tem métricas para traçar suas próprias estratégias de marketing usando as redes sociais dos outros como modelo na sua produção de conteúdo. Para todos os efeitos, ressalta-se: não vale copiar! Utilize o exemplo para criar uma identidade própria da sua marca, correspondente ao seu perfil profissional.
O corretor 2.0 pode utilizar a tecnologia na análise da concorrência e implementar práticas de excelência na autogestão — o aprimoramento traz credibilidade, reconhecimento no mercado e aumenta o potencial de sucesso do seu negócio.
E então, gostou do conteúdo? Confira também nosso post sobre como fazer uma boa captação de imóveis para otimizar ainda mais seus resultados. Boa leitura!