Você é corretor independente no ramo imobiliário e deseja melhorar sua renda? Promover a venda personalizada é um dos diferenciais para o profissional da área aumentar as chances de fechar negócio, fidelizar clientes e conquistar o mercado.
Segundo estudo da dinamarquesa Zendesk, 52% dos consumidores desistem da compra caso tenham uma experiência ruim de atendimento, evidenciando a atenção necessária ao tema.
Personalizar o tratamento conferido ao cliente dá notoriedade ao corretor 2.0, que hoje dispõe de vários recursos tecnológicos para aprimorar sua abordagem e suporte. Quer saber mais? Siga na leitura do post!
O que é a venda personalizada?
A comercialização intensificou-se com o passar do tempo. Acompanhando o crescimento da demanda, a fabricação dos produtos e a prestação de serviços deixaram de ser individualizadas. A produção em massa foi eleita pela escalabilidade e capacidade de atender amplos mercados, suprindo a oferta e aumentando o lucro corporativo.
A venda personalizada vem como uma tendência a fim de melhorar o atendimento ao consumidor. É uma forma de propor soluções especialmente desenvolvidas para os problemas dele. A modalidade ganhou ainda mais vantagens com a transformação digital, capaz de ajudar na gestão sem reduzir o número de negociações em andamento.
Como entender a necessidade do cliente?
Cresce no mercado a intenção de realizar vendas consultivas em detrimento das transacionais. Ou seja, focadas em educar quem consome sobre as vantagens do produto e/ou serviço, criando senso de urgência para otimizar suas operações.
Diante desse cenário, vale a pena ficar de olho em algumas atitudes para melhorar sua percepção sobre o público-alvo e, ainda mais, as necessidades de cada lead em potencial. Confira as dicas!
Conheça o cliente
Atuar no ramo imobiliário pressupõe conhecimento sobre a região onde ficam os imóveis anunciados, e não seria diferente com o consumidor. Identificar a persona não basta, é necessário entender as necessidades e anseios caso a caso — um homem solteiro de meia-idade focado na carreira tem um perfil de consumo diferente do pai de família.
Esmiúce esses aspectos gerais para promover a venda personalizada: quanto tempo o cliente pretende morar no imóvel? Ele quer alugar ou comprar? Qual é sua profissão, estado civil e renda? Seu estilo é conservador ou arrojado? Quanto melhor você souber as respostas, maiores as chances de acertar na proposta e fechar negócio.
Tenha um CRM
Este sistema de gestão de relacionamento com clientes admite o gerenciamento dos dados dos indivíduos que compõem sua carteira, pois as interações entre as partes podem ser registradas, permitindo a estruturação e otimização dos processos.
Fica mais fácil identificar gargalos, oportunidades de melhorar a abordagem e o atendimento com o controle das informações sobre o consumidor e das medidas adotadas, formas de promover a venda personalizada.
Invista em tecnologia
Existem aplicativos de gestão para corretores 2.0 terem acesso aos dados de todo lugar e a qualquer tempo: eles melhoram o relacionamento entre as partes, qualificam os leads e indicam compradores em potencial.
Além disso, utilize as redes sociais para criar um sistema de múltiplos canais de atendimento, oferecendo suporte ao consumidor em plataformas integradas, denotando amparo e atualização quanto às boas práticas do mercado imobiliário.
Quais são os benefícios da venda personalizada?
Sua maior vantagem é fazer o cliente se sentir valorizado: tal estímulo otimiza a experiência de compra, agrega valor ao bem (reflexo positivo na rentabilidade), gera fidelização e incita indicações para terceiros procurarem por você quando decidirem comprar ou alugar um imóvel.
A venda personalizada não é um fim em si mesmo, podendo ser aproveitada para o marketing pessoal, consolidação do seu nome no mercado, diferencial competitivo e fortalecimento de uma relação longa e duradoura com o consumidor.
Organize seus processos para se valer dessa metodologia, que vai aumentar suas chances de fechar negócio, facilitar a gestão do tempo e contribuir com uma renda maior no final do mês.
Agora você já entende o conceito e sabe dos benefícios da venda personalizada, suscitada a importância de entender a necessidade do consumidor. Aproveite os recursos tecnológicos para colocar as ideias em prática, expandir sua atuação e aumentar a carteira de clientes.
Se você é corretor de imóveis e quer melhorar a qualidade no atendimento, não deixe de ler nosso post sobre o assunto!