Trabalhar como corretor autônomo tornou-se uma ótima alternativa para os profissionais que buscam mais flexibilidade e reconhecimento no ramo. No entanto, para se destacar na função é necessário muito mais do que apenas entender sobre o mercado imobiliário. Um corretor independente precisa também de um excelente marketing pessoal e de um relacionamento diferenciado com a clientela.
As ferramentas tecnológicas favorecem esse cenário, sendo ótimas aliadas para mediar o contato dos corretores com seus potenciais clientes, por exemplo. Sem falar que auxiliam na divulgação do trabalho do corretor, bem como no acesso à comunicação rápida e instantânea para melhor atendimento ao público.
Pensando nisso, preparamos este post com 6 dicas práticas que vão ajudar você a se tornar um profissional autônomo de sucesso. Acompanhe a leitura e se inspire!
1. Tenha foco, disciplina e organização
De nada adianta acompanhar de perto o mercado imobiliário, ser um expert nas ferramentas tecnológicas, oferecer um excelente atendimento, mas no final das contas ser uma pessoa sem foco e desorganizada.
Disciplina e organização são requisitos básicos para qualquer profissional que se preze, sobretudo um corretor autônomo. Como esses trabalhadores lidam diretamente com o público, precisam dividir muito bem seu tempo entre uma tarefa e outra, sempre visando à satisfação do cliente final.
Ter uma agenda completa é um requisito básico, seja ela no papel, seja em meio digital. Cronogramas de tarefas, planilhas de resultados, tabelas de imóveis etc. também são itens cruciais para planejar as atividades, fazer o dia render melhor e acompanhar de perto seu desempenho.
2. Faça um bom marketing pessoal
A comunicação é um dos maiores trunfos do corretor independente. Afinal, para prospectar novos clientes e captar bons imóveis é preciso comunicar-se bem, de forma clara e objetiva. Comprador nenhum gosta de sentir enrolado. Então, capriche no seu marketing pessoal para apresentar à clientela de imediato o que ela procura.
Desenvolva um site funcional e capriche na divulgação do seu trabalho via redes sociais. Mas atenção: nada de misturar interesses pessoais no Instagram ou Facebook profissional, ok? Um bom marketing pessoal começa com uma clara separação entre o que é trabalho e o que não é.
Por isso, tenha redes exclusivas para postar informações relativas às suas vendas, como os melhores anúncios, as ofertas e as tendências do mercado imobiliário. Esteja também disponível para contato em plataformas online, como pelo Whatsapp, por um chat em seu site institucional ou em um aplicativo para corretores.
3. Invista em estratégias de marketing digital
Investir em marketing digital é uma excelente estratégia para corretores autônomos, pois favorece a prospecção de clientes. Um bom trabalho de marketing ajuda a divulgar os serviços prestados pelo corretor por meio de conteúdos e informações publicadas em seu site, blog ou redes institucionais.
Quando essas informações estão relacionadas ao universo de busca do público — como tendências, dicas e ofertas relevantes do setor imobiliário — os clientes acabam naturalmente se direcionando para o tipo de serviço que o corretor oferece, pois passam a enxergá-lo enquanto fonte especializada no assunto.
4. Ofereça atendimento diferenciado
O corretor de imóveis é o personagem mais importante do cenário de vendas. Esse profissional detém todas as informações necessárias para orientar os compradores sobre os pontos positivos e negativos de cada opção de imóvel. Sem falar que sabe exatamente como encontrar os imóveis ideais conforme o perfil do comprador, avaliando sempre o melhor custo-benefício das ofertas.
Porém, é preciso ter mais do que “a faca e o queijo nas mãos”: o corretor deve saber oferecer um atendimento diferenciado. É preciso tratar cada cliente de forma única, respondendo atentamente os mais diversos anseios e dúvidas que possam surgir durante o processo de compra. Nunca subestime seu público. Afinal, algo que pode parecer simples na sua compreensão, pode não ser tão simples assim para o cliente.
5. Conheça a fundo o perfil do cliente
Não basta ser claro, gentil e cordial se você não se esforçar para entender ao certo que tipo de imóvel o comprador está buscando. Em um atendimento online, por exemplo, as primeiras frases são cruciais para o sucesso do relacionamento, considerando-se que o público quer respostas rápidas sobre o que procura.
Por isso, faça perguntas certeiras e analise detalhadamente cada resposta até descobrir qual é a propriedade certa para aquele cliente específico. Se possível, observe também as informações daquelas pessoas que influenciam a decisão de compra, como a esposa e os filhos do comprador. Leve em consideração o que é vantajoso para cada um deles, de forma a encontrar uma solução que atenda às necessidades de todos.
Até porque, na maioria das vezes, quem vai comprar um imóvel já fez uma extensa pesquisa na internet para saber como anda o mercado. Então, também é importantíssimo estar preparado para oferecer soluções aos eventuais problemas que os compradores apontarem. Características detalhadas do imóvel, possibilidade de negociação, condições de pagamento; tudo isso deve estar na ponta da língua na hora do atendimento.
6. Utilize as tecnologias a seu favor
Como vimos, as redes sociais — principalmente o Instagram e o Facebook — são excelentes ferramentas para um corretor independente, desde que utilizadas de forma correta. Por isso, ao divulgar um anúncio na rede social, certifique-se de que os informes estão claros e que as fotos são de boa qualidade, até porque a imagem tem enorme apelo visual no ramo imobiliário.
Além das redes, há outros aparatos tecnológicos muito úteis para os corretores, principalmente os autônomos. Por exemplo: já existem aplicativos capazes de conectar esses profissionais com seus potenciais clientes, oferecendo também ferramentas que auxiliam na organização e administração dos processos de venda.
Já imaginou o quanto você pode se tornar mais produtivo com um bom calendário de tarefas e uma excelente rede de contatos? Tudo isso ao alcance das suas mãos, na tela do celular. No atual cenário em que vivemos, não há dúvida de que tecnologia, praticidade e agilidade andam juntas, podendo alavancar suas vendas e fazer seu nome no mercado.
Seguindo essas dicas, não vai ser difícil otimizar sua rotina de trabalho e se tornar um corretor autônomo de sucesso, usufruindo da flexibilidade de ser um profissional independente.
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