Não é fácil ganhar a confiança da clientela e se consagrar como um corretor de imóveis de sucesso. Além de muito trabalho e determinação, é preciso conhecer a fundo as tendências do mercado imobiliário e apresentar diferenciais em relação à concorrência.
Entender as necessidades de cada cliente, oferecer um atendimento humanizado e tirar proveito das novas tecnologias são exemplos de práticas profissionais que ajudam a conquistar o público e, consequentemente, alavancar as vendas.
Neste post, listamos 6 passos básicos para você incorporar essas práticas em sua rotina profissional, tornando-se um corretor mais produtivo e bem-sucedido. Acompanhe!
1. Coloque-se no lugar do cliente
No mundo cada vez mais globalizado e competitivo em que vivemos, a empatia ganhou um significado também mercadológico. Ser empático nada mais é do que a virtude de saber se colocar no lugar do outro. No ramo imobiliário, isso significa conhecer a fundo a necessidade do público consumidor.
Faça o exercício de se colocar no lugar de cada cliente para, então, compreender que tipo de imóvel é o ideal para determinada pessoa, considerando-se o tamanho, o padrão, a localidade etc. Afinal, é impossível concluir uma venda se você não apresentar exatamente aquilo que o comprador procura, concorda?
Isso sem falar que, antes de fazer contato com o corretor, o comprador provavelmente já fez uma extensa pesquisa na internet para saber como anda o mercado imobiliário na sua região. Então, esteja preparado para oferecer soluções aos eventuais problemas que ele irá apontar, como localização, valores ou condições de financiamento.
2. Conheça bem seu nicho de atuação
Um corretor de imóveis de sucesso sabe ao certo em qual nicho está atuando e quais as melhores opções de imóveis que a região disponibiliza. Desse modo, ele sempre terá uma “carta na manga” para oferecer até mesmo ao comprador mais exigente. Isso diminui a chance de você ter que se deslocar para longe sem a certeza de que a venda será concluída, por exemplo.
É claro que a boa e velha lábia também é fundamental. Porém, um bom corretor jamais deve confiar somente em sua própria oratória. É preciso oferecer ao público o que ele de fato procura, indo direto ao ponto, ressaltando as maiores vantagens do investimento e oferecendo soluções para todos os problemas encontrados. Assim, o cliente ficará muito mais seguro para prosseguir na transação, pois sentirá que não está sendo “enrolado”.
3. Ofereça um atendimento personalizado
Um erro muito comum entre os corretores é não compreender a fundo o que cada cliente procura, desconsiderando a qualidade do atendimento e oferecendo basicamente as mesmas propostas para todo tipo de público. Jamais caia nessa armadilha, pois o comprador logo perceberá que você não está atento às necessidades primordiais dele.
Antes de sair abrindo o catálogo de vendas, ouça seu público, faça perguntas, entenda exatamente que tipo de imóvel ele está buscando, quais são os acabamentos de sua preferência etc. Ao mesmo tempo, mostre-se empenhando para encontrar a propriedade ideal e responda todas as dúvidas com muita atenção, fazendo de cada atendimento algo único.
Não se esqueça da máxima: o cliente tem sempre a razão. Portanto, nunca subestime o que ele tem a dizer. Até porque, quanto mais informações ele der sobre seu perfil, mais fácil será a busca do corretor pelo imóvel certo. Estabelecer essa relação de confiança desde o primeiro contato com o público é essencial para estreitar os laços e seguir adiante na venda.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Ter um site completo, organizado e responsivo é requisito básico para um corretor de imóveis de sucesso. Para quem não sabe, um site responsivo é aquele com layout ajustável para visualização nas telas de dispositivos móveis, como celulares, tablets e smart TVs. Assim, o cliente não precisa ligar o computador ou notebook para acessar facilmente aquelas informações.
Mas só isso não basta. Com os avanços das tecnologias digitais, é preciso explorar também outras alternativas para impulsionar as vendas. Os aplicativos, por exemplo, são excelentes ferramentas para colocar o corretor em contato direto com clientes selecionados. As redes sociais também são grandes aliadas, principalmente se considerarmos que a atividade dos corretores tem enorme apelo visual.
Utilize as redes a seu favor para divulgar as propriedades e alavancar os anúncios. No entanto, para fazer bom uso dessas mídias, saiba que as informações devem ser ao mesmo tempo completas e resumidas. Além disso, as imagens devem ter a melhor resolução possível, proporcionando ao usuário uma experiência prazerosa enquanto navega pelas ofertas.
5. Invista no marketing digital
O marketing digital é outra ferramenta tecnológica de peso para garantir bons resultados de venda. Para quem ainda não conhece o conceito, a atividade consiste em vincular os serviços e os potenciais de determinada marca a conteúdos institucionais publicados em site ou blog da empresa ou microempresa, por exemplo.
Isso possibilita que, ao navegar pelo seu site, o público tenha acesso a informações relevantes sobre o setor imobiliário, as quais dialoguem com o que ele está buscando. Dessa forma, o usuário acaba naturalmente se direcionando para o serviço que você oferece, tornando-se um potencial cliente.
6. Mantenha-se sempre atualizado
Não basta ter uma vasta experiência e todas as certificações existentes no mercado se você for um profissional parado no tempo. Atualizar-se é algo imprescindível para o corretor, visto que o mercado imobiliário está em constante mudança.
Por isso, sempre que possível, invista em treinamentos e cursos de capacitação para manter-se competitivo diante da concorrência, compreendendo as tendências do setor e fomentando seu networking.
Por último, mas não menos importante: seja um profissional organizado e disciplinado. Manter a agenda em dia faz toda a diferença na rotina de um corretor, pois assim ele não corre o risco de esquecer seus compromissos ou deixar o cliente na mão.
Seguindo esses passos, não vai ser difícil se tornar um corretor de imóveis de sucesso, com reconhecimento de mercado e do público!
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