A transformação digital está mudando nossa rotina a cada dia, bem como a forma como consumimos produtos e serviços. Por esse motivo, os mais diversos setores estão acompanhando essa mudança. E isso não seria diferente com a compra e venda de imóveis. É aí que entra a geração de leads no mercado imobiliário.
A prospecção de clientes sempre foi uma tarefa árdua para os corretores, principalmente para os autônomos. No entanto, a tecnologia trouxe ferramentas e estratégias muito eficientes para gerar leads e alavancar as vendas. Lead é um termo muito utilizado em marketing digital e trata-se, basicamente, de um potencial consumidor. Ou seja, é uma pessoa que, de alguma forma, tem interesse no seu produto ou serviço. No seu caso, é uma pessoa interessada em comprar um imóvel.
E então? Pronto para saber como gerar leads para o seu negócio? Acompanhe este post e anote as nossas dicas!
1. Utilize CRM para controle de dados
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management e pode ser traduzida para o português, como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso pode ser compreendido como um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias para coletar dados relevantes dos seus clientes (atuais e potenciais), armazená-los e realizar cruzamentos das informações.
Assim, você poderá analisar a sua carteira de clientes, saber onde captar imóveis e investir, descobrir em qual bairro você tem mais oportunidades, entre outros fatores. Do mesmo modo, permite conhecer mais sobre os seus clientes para oferecer o imóvel ideal na hora certa e com as condições de pagamento estipuladas por ele.
Ao cruzar todos esses dados, será possível identificar qual propriedade disponível em sua carteira atende ao perfil de determinado cliente. Com isso, a abordagem é mais eficiente e auxilia na venda personalizada.
Então, o CRM é essencial para construir um relacionamento com seus clientes, pois auxilia na geração de leads no mercado imobiliário e em novas indicações.
2. Tenha foco no atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente é fundamental para ser um corretor de sucesso. Um grande erro é oferecer as mesmas propostas a todos os clientes. Lembre-se de que a compra de um imóvel significa um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Muitas vezes representa a realização de um sonho.
Portanto, trate seu cliente com toda a atenção que puder, demonstre interesse, procure entender completamente seus desejos e necessidades. Para isso, pergunte sobre suas preferências a respeito da localização, tipo de imóvel, acabamentos, condições de pagamento. Jamais subestime o que ele tem a dizer. Cada pequena informação é extremamente importante.
Não se mostre apenas como uma pessoa que está ali para empurrar um produto, mas, sim, como um consultor que o ajudará a realizar o sonho de ter um imóvel próprio para que ele e a família tenham mais estabilidade, segurança e qualidade de vida.
3. Aproxime-se de seus leads
Um profissional deve estar onde seu público se encontra para poder alavancar suas vendas, concorda? Conforme mencionamos no início do post, vivemos em um mundo digital que está transformando nosso dia a dia e a maneira como consumimos produtos e serviços.
Nesse cenário, as redes sociais são utilizadas por todos diariamente e, por isso, se mostram uma excelente ferramenta para se aproximar dos leads e até para fechar negócios. Isso é ainda mais importante para os corretores independentes.
Então, aposte nessas plataformas para interagir com seus contatos e procure criar um certo relacionamento com eles. Da mesma forma, estimule-os a interagirem com você. Os stories do Facebook e do Instagram possibilitam uma excelente interação por meio de enquetes e quiz. Outra forma eficaz de utilizar as redes sociais é fornecer conteúdo, como veremos no tópico a seguir.
4. Ofereça informação
Aproveite as redes sociais não somente para interagir com seus contatos, como também para captar clientes. Oferecer conteúdo de qualidade fomenta o interesse dos seus leads e os induz a quererem saber mais. Ainda, faz com que tenham engajamento e conheçam seu trabalho.
Para a geração de leads no mercado imobiliário, aborde assuntos que envolvam fatores que influenciam uma pessoa a decidir morar em determinado local, a exemplo da localização (o que a região oferece para lazer, como é mobilidade, segurança, infraestrutura).
Fazer um ranking com os bairros de determinada cidade é uma maneira de ajudar possíveis compradores que estão indecisos sobre onde morar. Outro assunto interessante é sobre o que analisar ao escolher um imóvel para comprar. Esse é um conteúdo bastante útil e certamente atrairá muitos leads.
5. Utilize gatilhos mentais
Esse é um tipo de recurso bastante aplicado no marketing para atrair o interesse das pessoas. Sendo assim, é muito eficaz na geração de leads do mercado imobiliário e para aumentar as chances de fechar negócio. Um gatilho mental comumente usado e que gera bons resultados é o da reciprocidade, isto é, oferecer um benefício em troca do fechamento do negócio.
Também, pode-se utilizar o da escassez, que é uma chamada para um desconto especial e com prazo determinado e urgente na compra de um imóvel. Ou, ainda, mostrar autoridade, apontando estatísticas e informações oficiais para que a pessoa tenha confiança em seu negócio. Outra opção é aproveitar as redes sociais e postar fotos e depoimentos de clientes satisfeitos com a compra da casa própria.
6. Busque inovações
De nada adianta ter experiência e várias certificações se você parar no tempo. Por isso, estar sempre atualizado é imprescindível na geração de leads no mercado imobiliário. A transformação digital trouxe uma série de inovações que otimizam, agilizam e auxiliam as atividades profissionais.
Um corretor autônomo precisa administrar inúmeros dados, tanto para captar clientes quanto para dar continuidade ao processo de venda sem que haja falhas ou atrasos. Essa função se torna muito mais fácil com o auxílio de soluções tecnológicas.
Então, aposte em aplicativos de venda, softwares de CRM imobiliário, presença em redes sociais, e-mail marketing, aplicativos de mensagem e vídeos. Enfim, lance mão de tudo o que estiver disponível para ter um diferencial competitivo.
O aplicativo da NEWCORE provê tudo o que um corretor independente precisa: seleção e contato com o público-alvo, CRM, gerenciamento de atividades. Ou seja, você terá todas as informações na palma da sua mão de uma forma simples e bastante intuitiva.
Portanto, não deixe de implantar essas estratégias para garantir a geração de leads no mercado imobiliário. Com as dicas deste post, certamente você terá um grande diferencial competitivo e se tornará referência como corretor autônomo. O resultado será o aumento das vendas, otimização do seu tempo e melhor aproveitamento das oportunidades.
Gostou de saber como gerar leads? Então aproveite e entre em contato conosco para gerenciar seu negócio de uma forma fácil, prática e muito eficiente!