A concorrência no mercado imobiliário é grande. São muitas agências e profissionais independentes disputando espaço como intermediários na compra, venda e aluguel de imóveis. O marketing pessoal é uma arma importante para o corretor que busca se destacar e deve ser uma prioridade para quem atua no setor.
Para alcançar esse objetivo, várias ferramentas e estratégias podem ser utilizadas. O objetivo é aumentar a visibilidade e credibilidade do corretor imobiliário no mercado, melhorando suas chances de atrair e fechar grandes negócios.
Quer entender mais sobre a importância do marketing pessoal e como desenvolver e apresentar sua marca de forma positiva para seus clientes? Continue a leitura!
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é a aplicação de técnicas de marketing tradicional, promoção e, principalmente, divulgação com um canal para nos promovermos como uma marca. O propósito é nos destacarmos da concorrência, mostrando nossos valores e diferenciais. Trata-se de uma estratégia para vendermos nossa própria imagem, com o objetivo de ter uma melhor projeção pessoal e profissional.
A ideia é que as pessoas percebam o profissional de acordo com o seu jeito de ser, se portar e se relacionar com os outros e com o ambiente. Todas essas características, junto a boas práticas de negociação e atendimento, tornam-se uma referência do profissional e são determinantes para o seu sucesso no mercado.
O marketing pessoal é muito importante para que profissionais independentes possam construir uma marca e atrair bons negócios. É preciso ser uma pessoa confiante e cultivar hábitos positivos de comportamento para projetar a imagem ideal que transmite segurança e credibilidade no mercado.
Qual a importância do marketing pessoal para corretores?
Se você é um corretor imobiliário empreendedor, deseja ver sua marca crescer, aumentar seus lucros e melhorar seu prestígio no mercado, é preciso investir em marketing pessoal. Ele é uma parte importante do marketing imobiliário.
A imagem pessoal que você transmite deve estar coerente com o perfil de clientes que deseja atrair. A marca pessoal também tem muito a ver com a pós-venda, percepção de valor dos seus serviços e o seu conhecimento do mercado imobiliário.
Conectar-se com os clientes não é fácil ou simples, mesmo com uma boa presença on-line, hoje: uma necessidade, não mais uma alternativa. Milhares de pessoas e profissionais interagem diariamente e compartilham suas atividades com o objetivo de conseguir realizar bons negócios.
Uma estratégia bem-elaborada de marketing pessoal, apostando nas ferramentas e práticas mais acertadas, é a forma de garantir que as pessoas percebam seu diferencial e que você saia na frente em meio a tanta concorrência.
Como desenvolver o marketing pessoal?
Você certamente já entendeu que precisa investir em marketing pessoal para se destacar no mercado e fazer bons negócios. Para auxiliar nessa jornada, confira, a seguir, algumas dicas importantes que vão ajudar a criar uma boa estratégia.
Cuide da sua imagem
A imagem é essencial para o sucesso nos negócios, pois você deve refletir a forma como espera ser visto pelos seus clientes. Para uma marca imobiliária, é necessário deixar bem claro o valor que você pode agregar a eles.
Roupas adequadas, tom de voz confiante e um aperto de mão firme ajudam a passar credibilidade para as pessoas. Seu comportamento nas redes sociais também diz muito sobre quem você é, portanto, é importante pensar duas vezes antes de postar, compartilhar ou entrar em alguma discussão polêmica on-line.
Tenha consideração pelo cliente
O jeito de tratar os clientes é fundamental em uma estratégia de marketing pessoal. Hoje, as experiências do consumidor são compartilhadas quase em tempo real e servem de referência para outros possíveis clientes.
Por essa razão, é essencial oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, mostrando real interesse pelas demandas do consumidor, ouvindo e esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir no processo de compra de um imóvel.
Busque conhecimento
Cada vez mais os profissionais liberais e freelancers tendem a se especializar para se diferenciar no mercado e melhorar sua marca pessoal. Procure conhecimentos específicos sobre o mercado imobiliário e fique atento às tendências da área para estar sempre à frente da concorrência.
Você também sairá ganhando ao investir em treinamentos de liderança, atendimento ao cliente e técnicas de comunicação e vendas. Assim, além de oferecer os melhores serviços, saberá como negociar de forma inteligente e alcançar os melhores resultados.
Cultive sua presença na Internet
O conceito de marca pessoal se desenvolveu muito mais após a chegada da Internet e das redes sociais. Essas ferramentas tornaram possível o aumento da visibilidade e o desenvolvimento de uma boa rede de contatos.
A web trouxe mais transparência para pessoas e empresas e, por isso, é muito importante conquistar um espaço digital e projetar uma imagem positiva para os clientes. Veja algumas dicas para acertar na promoção on-line:
- faça seu perfil nas redes sociais escolhendo entre Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Snapchat, etc. Aposte apenas nas que você pretende compartilhar conteúdo com frequência para não frustrar seus contatos;
- padronize sua imagem usando a mesma foto em cada uma das redes. Isso ajuda a fixar sua identidade para os clientes;
- crie um nome de domínio, se possível usando o mesmo, tanto nas redes sociais como no endereço do blog, para facilitar que as pessoas encontrem você;
- seja ativo em suas redes sociais. Se você não alimentar suas contas com conteúdo que possa interessar ao público-alvo, as pessoas não retornarão ao seu perfil;
- mantenha-se autêntico para que a marca pessoal reflita sua verdadeira personalidade, seu valor, sua imagem.
Aposte em networking
Procure desenvolver sua rede de contatos. Ter uma marca pessoal forte significa estar conectado a pessoas que compartilhem suas mensagens. Para isso, crie grupos e ofereça conteúdo relevante para seus contatos. O networking é o melhor aliado para promover o crescimento da sua marca.
A chave para o sucesso com o marketing pessoal é estabelecer uma identidade sólida e demonstrar autoridade sobre as questões relativas ao setor que você representa. Para tanto, é preciso aproveitar bem as ferramentas disponíveis e caprichar ao máximo no atendimento ao cliente, a fim de fidelizá-lo e transformá-lo em promotor da sua marca.
À medida que sua popularidade aumenta com o marketing pessoal, as pessoas passam a saber quem você é antes mesmo de você contatá-las e começam a procurá-lo para solicitar seus serviços.
Gostou deste artigo? Receba mais conteúdos de qualidade em primeira mão acompanhando nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.