Melhorar o relacionamento com o cliente e saber abordá-lo é um desafio constante para quem trabalha no ramo imobiliário. Afinal, como se trata de um bem de alto custo, o comprador precisa sentir total confiança nos corretores para fechar o negócio. Essa conexão é importantíssima também quando a intenção é fidelizar o público, pois, com uma clientela fiel, você nunca ficará na mão.
Isso sem falar que, quando um cliente é bem atendido, e a venda é convertida, ele naturalmente vai indicar seus serviços de corretagem para outras pessoas. Portanto, cumprir com as expectativas dos compradores permite não só fechar um bom negócio, mas também divulgar seu nome no mercado, expandindo as possibilidades de atuação.
Pensando nisso, listamos neste post 6 dicas certeiras para melhorar o relacionamento com o cliente. Continue a leitura e impulsione suas vendas!
1. Conheça a fundo seu cliente
De certo, é impossível iniciar um processo de venda se o comprador não estiver realmente interessado na compra. Até porque estamos falando de um investimento de porte, então, é imprescindível que o cliente esteja decidido. A melhor maneira de convencê-lo da necessidade de compra é justamente conhecendo a fundo seu perfil e de sua família.
Assim, ficará muito mais fácil oferecer opções compatíveis com o que ele procura e fazê-lo sentir confiança no negócio. Mas você deve estar se questionando: como descobrir quais são as reais expectativas do comprador, não é mesmo? É simples: pergunte. Uma boa entrevista inicial faz toda a diferença na condução da compra.
Veja se ele pretende aumentar a família, se gosta de receber as pessoas em casa, qual o tamanho ideal de apartamento, quais as comodidades que a casa deve ter, quais as localizações de maior interesse, que tipo de acabamentos ele mais gosta… Saber tudo isso é indispensável para apresentar as opções certas do catálogo.
Quando você demonstra atenção com os gostos e necessidades do comprador, é natural que ele desenvolva mais confiança no processo, pois perceberá que o corretor está mesmo disposto a encontrar a propriedade ideal. Pode acreditar: não tem nada pior para o consumidor do que sentir que está sendo enrolado.
2. Entenda as necessidades do público
Este tópico tem tudo a ver com o anterior, afinal, entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para conhecê-lo a fundo e traçar a melhor estratégia de venda. Mostre a ele que você é a pessoa exata para orientá-lo. Utilize sua experiência a seu favor e demonstre empatia antes de abrir o catálogo. Não ofereça nada pelo simples hábito de oferecer.
Pense muito bem antes de apresentar um imóvel até ter certeza de que a propriedade é condizente com o que o comprador busca. Por isso é tão importante ouvi-lo antes de sair mostrando todas as opções de uma só vez. Caso contrário, ele não se sentirá nada à vontade na negociação. Basta se colocar no lugar do cliente: você não ia aprovar um corretor que parece que só deseja vender a qualquer custo, certo?
3. Foque em estratégias de longo prazo
A tecnologia é uma das maiores aliadas do mercado imobiliário nos dias de hoje. Pode até ser que ainda não tenha acontecido, mas com certeza algum cliente em potencial chegará em você por meio das suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Isso porque o apelo visual dessas ferramentas é enorme, de modo que, se você souber utilizá-las, não vai ser difícil atrair a clientela com seus anúncios.
Gerenciar bem as redes sociais é uma estratégia de longo prazo, pois, quanto mais seguidores adquirir, mais o seu serviço se expandirá. Apenas lembre-se de cuidar muito bem delas. Nada de misturar assuntos profissionais com os pessoais. Tenha um perfil dedicado somente às vendas e capriche na escolha das fotos e na divulgação das informações.
4. Forneça diferentes canais de comunicação
Essa dica é especialmente útil para quem trabalha como corretor autônomo. Durante seu expediente, é preciso estar 100% disponível para atender o público em tempo real. O WhatsApp cumpre muito bem essa função, além de permitir o envio instantâneo de áudios, imagens e vídeos para complementar a conversa.
Além dele, considere ter um chat de atendimento vinculado ao seu site. Essa tecnologia é bastante simples: quando o cliente entra na página, abre-se automaticamente uma janela de conversa para que ele possa entrar em contato com o corretor ali mesmo, evitando a necessidade de fazer ligações para marcar visitas ou saber mais a respeito de algum imóvel anunciado.
Outra forma de ampliar seus canais de comunicação é investir em um aplicativo de vendas para corretores. Tal ferramenta conecta você aos seus potenciais clientes, expandindo seu nicho de atuação e captando consumidores selecionados que realmente estejam interessados em efetivar a compra.
5. Estabeleça relações de confiança
Antes de tudo, a transação de compra de imóveis precisa ser de ganho mútuo. Se em algum momento o consumidor perceber que o negócio não será vantajoso para ele, com certeza a venda vai por água abaixo. Portanto, prepare-se para oferecer o que você tem de melhor, que é o amplo conhecimento do mercado imobiliário.
Antes mesmo de fazer a primeira visita ao imóvel, estude muito bem quais são as melhores ofertas que pode fazer, as faixas de preço naquela localização, os diferenciais da propriedade apresentada, as condições de financiamento e tudo o mais que possa fortalecer a relação de confiança do comprador diante da sua proposta.
6. Fuja de processos burocráticos
A burocracia e a demora para fechar uma compra são grandes inimigas do corretor. Isso pois quem está comprando um imóvel geralmente tem pressa e não quer ficar esperando para ter a casa nova finalmente nas mãos. Então, planeje suas transações para que o processo transcorra da forma mais ágil possível. Saiba de antemão qual a documentação necessária, os prazos para a emissão de documentos importantes, entre outros detalhes que possam atrasar a negociação.
Com essas dicas, não vai ser difícil fortalecer seu relacionamento com o cliente e converter as vendas muito mais rápido do que imagina. Não se esqueça de que se manter atualizado e apostar em novas tecnologias também é essencial para acompanhar as tendências do mercado e se destacar frente aos concorrentes!
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!