Para garantir seu sucesso, um corretor deve definir bem as suas metas, pois elas direcionam suas ações para alcançar o que se deseja. Essa é a melhor forma de se tornar mais produtivo e aumentar seus resultados de venda.
Entretanto, é preciso ter cuidado ao estabelecer seus objetivos, uma vez que devem ser desafiadores. Para criar boas metas, você pode investir na metodologia SMART, um método capaz de determinar as maneiras de alcançá-las.
Essa metodologia mensura a eficácia dos seus esforços e auxilia na criação de um planejamento de vendas. Quer entender o que é e como ela funciona? Fique conosco e entenda mais!
O que é a metodologia SMART e como funciona?
A palavra SMART é um acrônimo das palavras, em inglês, Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based, que significa Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Cada uma dessas palavras têm um conceito diferente e, juntas, estabelecem uma boa meta. Entenda a definição desse acrônimo a seguir.
S – Specific (Específica)
A meta precisa ser específica, com um objetivo claro, fácil de ser entendido e perseguido por toda a sua equipe. Dessa forma, as chances de mudá-la durante o processo de realização ou se conformar com resultado diverso do esperado diminuem.
Ademais, metas mais determinadas são facilmente conquistadas. Por isso, não crie objetivos ambíguos ou subjetivos. Procure refletir sobre qual o propósito que deseja alcançar, respondendo às seguintes perguntas:
- o que quer atingir com a meta?
- por que quer cumpri-la?
- quem vai está envolvido no s processo de cumprimento?u
- onde essa meta vai levar o seu trabalho?
- como será realizada?
- quando vai começar a fazê-la?
M – Measurable (Mensurável)
Ao mensurar uma meta você poderá medi-la, assegurando o acompanhamento do progresso do seu planejamento, a fim de analisar se os objetivos estão sendo atingidos. Do que adianta definir um cronograma se não há como aferir seus resultados?
Por essa razão, é necessário criar meios de coletar dados e monitorá-los, utilizando os números encontrados para saber como está o andamento dos seus objetivos. Ao estabelecer uma meta, responda qual a conclusão esperada e em quanto tempo vai conseguir alcançá-la.
A mensuração é a melhor forma de avaliar se as estratégias adotadas estão corretas e dando resultados ou se devem ser modificadas.
A – Attainable (Atingível)
A meta precisa ser atingível. Embora possa parecer óbvia essa afirmação, muitos corretores pecam nesse ponto, ficando desmotivados para exercer seu trabalho e se frustrando com seu baixo índice de resultados. Nesse caso, somente investir em ações e estratégias não garantem o cumprimento do objetivo.
Assim, deve-se determinar metas que possam ser alcançadas por meio de recursos materiais e financeiros que sua atividade tenha. Objetivos atingíveis aumentam a sua confiança, fortalecem seu desejo de ser produtivo e diminuem o sentimento de insatisfação.
R – Relevant (Relevante)
Nem toda meta específica, mensurável e atingível deve ser estabelecida. Isso porque os objetivos que não são estratégicos impedem a sua motivação, já que não são necessários para sua realidade.
Dessa forma, é fato que a meta precisa ser relevante para o crescimento de sua atividade, a fim de mantê-lo produtivo. Pense que objetivos importantes para o negócio serão prioridade, enquanto metas secundárias devem ser descartadas.
T – Time based (Temporal)
A última letra é muito importante para que uma meta seja cumprida, uma vez que um prazo deve ser estipulado. Tal prazo impede que você procrastine suas tarefas, atrapalhando o seu planejamento.
Com o fito de definir o prazo, utilize as informações que tem e organize uma planilha, com todas as datas possíveis em que realizará todo o seu planejamento. É claro que ao longo do processo pode ser necessário ajustar seu cronograma, como forma de determinar o tempo a ser investido em cada meta.
Quais as vantagens de utilizar a metodologia SMART?
É fato que investir na metodologia SMART gera benefícios para sua atividade como corretor imóveis, em especial por permitir a criação de uma trajetória em direção aos seus objetivos e, consequentemente, ao sucesso. Veja as principais vantagens a seguir.
Aumento da produtividade
A metodologia SMART auxilia na organização dos processos para alcançar as metas, tornando suas ações mais eficientes. Assim, com suas tarefas coordenadas, o aumento da produtividade vai ser inevitável.
Além disso, atingir os objetivos determinados colaboram para a sua motivação e de toda equipe, que terá ainda mais vontade de alcançar novas metas e será ainda mais produtiva.
Otimiza o tempo de execução das tarefas
Para evitar perder tempo pensando em como executar as tarefas, use a metodologia SMART. Ela permite criar um bom cronograma, bem como realizar todas as ações da melhor maneira e menos tempo. Com um cronograma já estipulado, é só investir o tempo e energia no projeto de crescimento do seu negócio.
Organiza as ações da atividade
Saber o que deve ser feito é um dos maiores benefícios apresentados pela metodologia SMART, pois as ações são específicas e têm prazo para serem cumpridas, facilitando o processo de trabalho. Sua equipe saberá o que deve fazer, como e qual resultado gerará.
Como utilizar a metodologia SMART para a venda de imóvel?
Por meio da metodologia SMART, um corretor consegue ter foco em sua atividade, elaborando metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, aptas a motivá-lo e tornar seu negócio mais competitivo. Afinal, por meio desse método é possível definir métricas adequadas para acompanhar resultados.
Desse modo, você pode melhorar o seu posicionamento no mercado imobiliário, entendendo como ele funciona e seu momento. Você vai poder estabelecer, por exemplo, quais são os imóveis mais vendidos, direcionando suas metas para eles.
Não obstante, esse método ajuda na escolha das ferramentas que serão empregadas para alcançar os objetivos traçados. Podem ser escolhidos portais imobiliários, redes sociais ou realidade virtual, desde que alinhadas as suas metas.
Diante disso, é fato que a metodologia SMART melhora, consideravelmente, o exercício da sua atividade como corretor de imóveis. Tal método vale a pena ser testado! Entretanto, apenas criar metas não o faz atingir os objetivos. É preciso ter atenção e empenho. Tenha comprometimento com seus resultados. Somente assim você conseguirá aumentar suas vendas e alcançar o sucesso.
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