Se você deseja se tornar um corretor de imóveis de sucesso, uma das habilidades indispensáveis é saber como se comunicar melhor. Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes quando se fala em atendimento, e um ótimo atendimento tem muito mais chances de acabar em uma venda do que uma simples visita a um imóvel.
Se está à procura de grandes resultados, preparamos 5 dicas para você aprender como se comunicar melhor. Continue a leitura e saiba mais!
1. Escute mais para aprender como se comunicar melhor
Sabemos que quem vai apresentar o imóvel é você. Contudo, também precisa escutar com atenção o que seu cliente deseja para que consiga mostrar a propriedade ideal a ele.
Entenda perfeitamente o que o cliente deseja, quais são suas necessidades, como é a rotina e o que ele busca em um imóvel.
2. Fale a mesma língua que seu cliente
Em seu primeiro contato com o cliente, compreenda o perfil dele. Adapte seu discurso ao dele e fale da maneira que ele está se expressando. Crie uma comunicação eficiente, evitando desentendimentos ou falta de clareza.
Se seu cliente for um advogado, ele provavelmente vai querer mais informações sobre o contrato; se for um economista, buscará detalhes acerca dos valores.
Caso o cliente foque em um assunto, siga-o e tire todas as dúvidas. Utilizando essa técnica, você terá uma excelente noção de como se comunicar melhor.
3. Dê atenção ao seu cliente pela internet
Sua comunicação deve se manter atenciosa também pela internet. Esteja atento a todos os canais de atendimento — telefone, WhatsApp, e-mail, recados.
Se ele perguntar alguma informação que possa ser respondida rapidamente pelo WhatsApp, retorne-o da melhor forma!
4. Tome cuidado com seu tom de voz
É normal ficar animado durante uma apresentação de imóvel, ainda mais quando estamos lidando com um cliente em potencial. Mas tenha cautela com seu tom de voz para evitar que você seja mal-interpretado, quando, na verdade, está aprendendo como se comunicar melhor.
Falar alto com o cliente pode passar uma imagem confiante, de especialista, mas também pode soar como um vendedor agressivo, que afasta as pessoas. Tenha bastante calma, tire todas as dúvidas do cliente, apresente os benefícios da aquisição, assim ele, com certeza, vai se sentir mais confortável.
5. Faça ligações regulares após a venda
Uma das principais etapas de uma venda e que, na maioria dos casos, muitos ignoram é o follow-up. Entre em contato com o cliente via e-mail ou telefone para saber como está sendo a experiência no imóvel novo, se todas as cláusulas do contrato ficaram claras e se ele está feliz com a compra.
Isso é muito importante, pois passa credibilidade e abre possibilidades para futuras compras e indicações — afinal, seu cliente confia em você!
Seguindo essas dicas, você vai evoluir bastante e aprender como se comunicar melhor, tornando seus resultados muito mais satisfatórios.
Agora que já sabe como melhorar a comunicação como corretor, conheça 8 indicadores de vendas imobiliárias que você deve ficar de olho!