As pessoas sempre buscam realizar o grande sonho da casa própria, mas nem sempre esse é o motivo pelo qual elas buscam por imóveis. Muitas vezes, o comprador quer fazer um investimento imobiliário para impulsionar seus ganhos mensais ou até mesmo ter o bem como garantia para as próximas gerações.
De modo geral, os imóveis geralmente são investimentos seguros e rentáveis, uma boa opção para todo tipo de investidor. São bens duráveis e com grandes possibilidades de valorização e geração de lucros.
O mercado imobiliário tem grandes perspectivas de crescimento, e os corretores estão realizando investimentos para aumentar cada vez mais seus ganhos. Se você se interessa em vender imóveis, é importante entender o perfil dos clientes e saber quais são as melhores ferramentas para atrair compradores e fechar bons negócios.
Quer saber mais? Continue a leitura e veja nossas dicas para crescer no mercado de investimento imobiliário.
Saiba abordar e conheça seu cliente-investidor
A captação de clientes é parte vital do trabalho do corretor, que deve fazer um bom estudo e planejamento para usar as ferramentas e abordagens certas, de acordo com o perfil do cliente que deseja alcançar, mas o trabalho vai muito além de encontrar e atrair o público certo.
Estudar o cliente e seu comportamento de compra viabiliza uma abordagem mais eficiente. Isso colabora para deixar o comprador mais confortável e confiante no seu trabalho. Descubra se ele é um investidor iniciante ou mais experiente, se tem preferência por imóveis residenciais ou comerciais, se compra para alugar ou revender e qual o valor ele costuma investir em uma propriedade, por exemplo.
Só quem conhece bem seu cliente sabe o que oferecer a ele. Além do mais, oferecer o produto adequado mostra a ele que você se importa com suas necessidades e ajuda na sua retenção. É imprescindível identificar clientes que compram e vendem muitos imóveis e investir num relacionamento a longo prazo com eles.
Apresente cases de sucesso
Cada negócio que você fecha com sucesso se torna um caso importante para o seu portfólio profissional. Quanto melhor o atendimento e quanto mais lucros você proporciona aos seus clientes, mais importantes esse casos se tornam e eles podem testemunhar sobre a qualidade do seu trabalho.
Se há uma boa forma de gerar confiança em seus futuros clientes é a apresentação de cases de sucesso. Contar a história de compradores que fecharam bons negócios e estão satisfeitos com o seu atendimento evidencia sua autoridade e competência no mercado de investimento imobiliário.
Invista em marketing digital
Uma forma eficiente de mostrar seus cases de sucesso é por meio das mídias sociais e no site da empresa. Ter uma sólida presença online é vital para qualquer negócio nos dias atuais e todo corretor precisa seu espaço no meio digital.
Os depoimentos de clientes podem ser mostrados na sua home page, assim como seu portfólio, serviços e contatos. Com um blog bem elaborado e com conteúdo de qualidade você pode atrair clientes para o seu funil de vendas e mostrar a eles as vantagens do investimento imobiliário.
Já as redes sociais oferecem muitas ferramentas para manter um contato mais próximo e oferecer um atendimento mais humanizado aos compradores, Assim você pode compartilhar seu trabalho, objetivos e valores, fortalecendo sua marca pessoal.
Estude a região e pontos positivos do imóvel
Quando for mostrar uma propriedade, esteja a par de todos os detalhes que a cercam. Para isso, procure conhecer bem a região onde ele se localiza, pontos turísticos, rede comercial, escolas, meios de transporte etc.
Saber as possibilidades de lucro que o imóvel representa é um fator muito relevante na decisão de compra e os dados que você levanta podem ajudar a comprová-las. Faça uma lista dos pontos positivos do imóvel e como eles serão relevantes para o futuro aluguel ou venda do imóvel.
Descubra, inclusive, as possibilidades de melhorias que podem ser realizadas para valorizar ainda mais a propriedade. Apresente informações sempre bem fundamentadas, para não correr o risco que o comprador fique desapontado com o imóvel e com o seu trabalho. Tudo isso fará a diferença aos olhos do comprador que almeja obter lucros.
Conheça o mercado
Um profissional de sucesso não se contenta apenas com sua formação e conhecimentos essenciais para o exercício da profissão. Ele vai além e busca se reciclar a cada dia. Desse modo, está sempre bem informado e tem as habilidades necessárias para fechar os melhores negócios, pois está sempre a par das novidades do mercado.
É importante ter opções ao atender um cliente. Portanto, não foque apenas na sua região de atuação e busque ampliar seu portfólio de produtos, ao aproveitar oportunidades em lugares diferentes. Fique por dentro de todas as atualizações do mercado, de cada novo empreendimento lançado e tenha contatos que ajude você a captar novos imóveis disponíveis para a venda.
Também é importante estar a par das estratégias da concorrência, a fim de se adiantar e proporcionar um diferencial ao seu trabalho. Não deixe de participar dos eventos de lançamento e apresentação de imóveis e aproveite sempre para ampliar sua rede de contatos.
Invista na fidelização do cliente
É preciso entender que um programa de fidelização bem construído é o portal para uma boa relação dos clientes com o seu negócio. É isso que os motivará a participar de seus eventos e projetos, sempre com confiança.
As estratégias e ferramentas que você utiliza, como argumentos, brindes e incentivos, consultoria e atendimento personalizado, motivam as pessoas a fecharem negócio. A médio prazo, os compradores atraídos se tornam cliente fiéis.
Em todo caso, busque sempre apresentar opções relevantes para o investimento imobiliário do seu cliente. Ao ajudar alguém a realizar um bom investimento, oferecendo um imóvel que atenda às suas necessidades e um atendimento eficiente, você se torna um promotor do seu trabalho e um futuro case de sucesso para gerar novos negócios.
Esperamos ter ajudado a entender como realizar boas vendas para clientes investidores no mercado imobiliário. Se você usará nossas dicas, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e veja o que seus colegas têm a dizer sobre o assunto.