Quando falamos em produtividade de vendas, logo pensamos no número de clientes atendidos, mas não é bem assim que esse quesito deve ser avaliado na rotina do corretor, especialmente para quem trabalha de forma autônoma. A métrica mais importante, nesse caso, é saber quantas pessoas fecharam negócio depois de serem atendidas por você.
É claro que conhecer bem todas as etapas do processo comercial facilita bastante a rotina e permite atender mais gente em menos tempo, mas o seu principal esforço precisa ser no sentido de encontrar o cliente certo e garantir uma abordagem impecável, de forma a não perder a venda.
Continue a leitura deste post e veja 5 dicas para melhorar a sua performance nas vendas!
A real importância da produtividade de vendas
Como dissemos, antes de tudo, é necessário que você entenda o que quer dizer produtividade de vendas no seu segmento de atuação. Se você trabalha para uma imobiliária parceira, pode ser que o número de contatos diários seja um indicativo importante de produtividade. Quem trabalha por conta própria, por exemplo, não pode se dar ao luxo de perder tempo com clientes incertos.
Nesse sentido, redirecione seus esforços para a captação dos clientes potenciais. Assim, fica mais fácil garantir que só chegarão até você oportunidades concretas de compra, que realmente vão impulsionar a sua produtividade de vendas. Para fazer isso da melhor forma possível, é simples: conte com o auxílio da tecnologia. Os aplicativos para corretores são perfeitos para isso, pois permitem que você encontre os clientes certos.
Fazer uso da tecnologia também é importantíssimo para melhorar a organização da sua rotina corporativa. Alguns exemplos incluem ter seu catálogo de imóveis no smartphone — podendo acessá-lo a qualquer momento — e uma lista de contatos no WhatsApp — você pode prospectar, enviando materiais ricos e colocando-se à disposição para solucionar dúvidas, fazendo atendimentos em tempo real.
5 dicas para aumentar sua produtividade de vendas
Vamos, agora, a algumas dicas para colocar tudo isso em prática hoje mesmo.
1. Faça uma mudança de mindset
A mudança de mindset é justamente esse movimento mental que você precisa fazer para incorporar as novas tecnologias ao seu dia a dia de trabalho. Sabemos que não é nada fácil deixar velhos hábitos no passado e aprender a lidar com métodos mais aprimorados, mas se você não fizer isso, ficará para trás no mercado imobiliário e perderá muito espaço para a concorrência.
O primeiro passo é compreender que essa mudança de processos é crucial para estimular a sua produtividade de vendas. Não force a barra para conhecer, de uma vez só, todas as ferramentas automatizadas e todos os aplicativos para corretores, por exemplo. Incorpore gradativamente essas novas alternativas de trabalho ao seu dia a dia e, logo, você vai se habituar a utilizá-las de um jeito simples, prático e rápido.
2. Estabeleça processos eficientes
Não adianta estar por dentro dos avanços tecnológicos se você não está firme no “beabá” das vendas no mercado imobiliário. É preciso conhecer a fundo os processos e o que faz parte de cada etapa comercial, pois não se trata de uma negociação simples. Como os valores envolvidos são elevados, é normal que o funil seja mais amplo. Cabe ao corretor saber como proceder nessas etapas para acelerar a decisão de compra.
A eficiência, nesse caso, significa elaborar pequenas metas a serem cumpridas em cada fase do funil de vendas. Assim, sempre que você der um passo adiante, sentirá que sua produtividade também está sendo impulsionada, visto que o cliente estará mais perto de fechar o negócio.
Podemos dizer que um percurso básico de negociação inclui a captação, a prospecção e a condução da abordagem em si, que precisa dialogar com o contexto do cliente — caso contrário, ele abandonará o funil pelo caminho e você terá perdido tempo nas etapas anteriores. Então, capriche nos métodos consultivos para provar ao seu cliente que você tem a melhor solução para os pontos de dor dele.
3. Utilize as redes sociais a seu favor
Marcar presença nas redes sociais e diversificar os canais de atendimento também são boas alternativas para aumentar a sua produtividade de vendas. Quando você está disponível em mais de uma plataforma, as chances do cliente se conectar com você são maiores. Um ponto de atenção é não pecar pelo excesso de informações nos meios digitais e acabar confundindo o cliente em vez de captá-lo.
Cuide bem do seu marketing pessoal e da apresentação dos seus conteúdos para que, em poucas palavras, eles sejam capazes de despertar o interesse do consumidor. Imagens de boa qualidade associadas às principais informações de cada imóvel — localização, metragem e atributos — já são suficientes para atrair o seu cliente em potencial, desde que as propriedades anunciadas sejam compatíveis com o que ele está buscando.
4. Ofereça respostas rápidas
Para apresentar algo que corresponde às expectativas do seu cliente, você precisa conhecer a fundo seu público-alvo. Isso permite que você consiga atraí-lo para o seu funil de vendas pelas redes sociais — como dissemos no tópico anterior —, por meio do seu site especializado ou pelo contato em uma imobiliária parceira. Em qualquer uma dessas situações, prepare-se para oferecer respostas rápidas.
Se você demorar a fazer o primeiro contato ou leva dias para conduzir uma simples etapa da negociação, o consumidor provavelmente fará contato com a concorrência na tentativa de solucionar o problema com mais agilidade. Por mais que a negociação envolva um ciclo longo, quem está em busca de um imóvel quer ser atendido de prontidão e usufruir de uma boa experiência de compra do início ao fim do processo.
5. Conte com um aplicativo para corretores
Um aplicativo como o NEWCORE cumpre com maestria a função de selecionar clientes em potencial para o seu funil e acelerar a jornada de compra. Essa é a dica mais importante em termos de produtividade de vendas!
Se você ainda não conta com esse tipo de ferramenta, considere implementá-la na sua rotina o quanto antes, pois oportunidades concretas estão sendo perdidas.
Os avanços da transformação digital permitem trabalhar com um rigoroso cruzamento de dados que conecta os corretores aos clientes certos, ou seja, aqueles que realmente têm potencial para fechar o negócio. Assim, você não perderá tempo com curiosos e desinteressados. A partir daí, ter uma rotina mais produtiva será algo natural no seu dia a dia de trabalho. Tudo isso, é claro, com uma taxa de conversão nas alturas!
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