Ter um negócio imobiliário não é fácil. Por trás de uma empresa de sucesso, há chefes dedicados e que se preocupam com todos os aspectos de sua gestão. Nesse sentido, com a abundância de informações existentes atualmente, fica mais fácil aplicar estratégias de marketing para o sucesso do seu negócio. Um exemplo é o marketing de indicação.
Você sabe o que é o marketing de indicação e suas principais métricas? Neste texto vamos apresentar as 3 principais para que você fique por dentro do conteúdo. Continue com a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto.
O que é o marketing de indicação?
Antes de mais nada, devemos explicar exatamente sobre o que se trata o marketing de indicação, por vezes chamado de referral marketing. Esse termo refere-se ao ato de aumentar as vendas a partir do seu grupo atual de consumidores. Pelas boas experiências que seu cliente vai ter na sua empresa, espera-se que ele recomende seus serviços à família, amigos e conhecidos.
Essa indicação de cliente para cliente tende a reter e fidelizar com mais eficácia. Por conta disso, é de extrema importância dar ao marketing de indicação a devida importância. Aliás, a estratégia do referral marketing, feita de forma correta e estratégica, ajuda a majorar os lucros de qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação.
Quais são as principais métricas do marketing de indicação?
Conceito interessante, não é mesmo? Abaixo, vamos apresentar as 3 principais métricas do marketing de indicação.
1. Lifetime value
Denomina-se lifetime value (valor vitalício) o valor total deixado pelo consumidor na sua empresa. A partir de seu cálculo, você vai ter uma noção do dinheiro investido, em face ao lucro que seu cliente vai te proporcionar.
Esse indicador deve ser analisado de forma geral, para que seja encontrada a média do valor gasto pelos seus clientes em sua empresa. A partir do resultado, há como fazer ajustes com o objetivo de aumentar esse valor vitalício.
2. Indicações per capita
As indicações per capita são exatamente o que o nome sugere: a habilidade que cada um de seus clientes têm de indicar seus produtos ou serviços a outros.
Essa métrica está diretamente ligada ao grau de satisfação que você proporciona a seus consumidores. Neste ponto, vale a pena se esforçar para agradar o cliente e até mesmo incentivar a indicação. Quem nunca viu aquelas clássicas promoções de “indique um amigo”?
3. Custo de aquisição de clientes
A última métrica que vamos detalhar é o custo de aquisição de clientes. Em linhas simples, é quanto dinheiro e esforços você dispende para ter novos consumidores. De forma prática: quanto é gasto para, efetivamente, transformar seus leads em compras?
É importante ter noção desse indicador, porque o seu investimento em novos clientes deve valer a pena. Caso não esteja dando certo, é sinal de que alguma estratégia deve ser mudada.
Como funciona o marketing de indicação para imobiliárias?
Agora que você já sabe o que é e algumas das suas principais métricas, vamos conferir como é o funcionamento do marketing de indicação para o mercado imobiliário — o objetivo de qualquer imobiliária é aumentar as vendas. Por isso, as referências que você recebe podem ser o critério de desempate para um consumidor em dúvida.
Atualmente, a maioria das pessoas procura imóveis pela internet. Se atentar à experiência que o seu cliente vai ter no atendimento online da sua imobiliária também é importante. Para que, dessa forma, ele possa te indicar para outros.
Para que a sua imobiliária conquiste mais espaço no mercado, vale a pena procurar novas estratégias. O marketing de indicação pode ser uma forma de melhorar seu desempenho e atrais mais leads qualificados, com indicações seguras.
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