O mercado imobiliário se insere, cada vez mais, no universo digital. Há alguns anos, as principais estratégias dos corretores consistiam em anúncios de jornais, classificados, referências de terceiros, cartões de visitas. Atualmente, a transformação digital se impõe como uma necessidade fundamental.
A transformação digital mudou o rumo dos negócios, a forma de investir em divulgação e ampliou as possibilidades de resultados melhores. Vamos analisar, neste artigo, como você pode transformar-se em um corretor de imóveis digital e bem-sucedido!
O que é transformação digital?
O mundo digital se caracteriza pela presença decisiva de tecnologias digitais, como celulares, computadores, tablets e internet. O tempo tornou a internet uma rede popular completamente acessível. Consequentemente, aconteceu a virtualização da informação.
Inovações para resolver problemas do dia a dia surgiram em grande escala. Um exemplo é a automação das atividades mediante softwares. Outro é o acesso facilitado a qualquer forma de conhecimento por meio de aparelhos móveis. O relacionamento comercial também sofreu com as modificações produzidas pela transformação digital.
Atividades mais complexas, que consumiam muito tempo e trabalho, foram simplificadas devido ao desenvolvimento da tecnologia. Isso vale especialmente para o mercado imobiliário, no qual existe alta demanda pela compra/aluguel de imóveis.
Atualmente, podemos ter acesso a diferentes oportunidades de negócio por meio de nossos smartphones ou computadores, comodamente sentados em sofás ou cadeiras.
A partir do conceito de transformação digital, nasceu o conceito inovador de corretor de imóveis digital. Vamos falar mais sobre ele, mas antes vamos abordar alguns aspectos importantes na captação de clientes: leads e processos de marketing digital.
Quais são os tipos de leads?
Primeiramente, é importante para o corretor considerar as etapas que o cliente atravessa em sua jornada de compra:
- topo de funil – leads que começaram a pensar em adquirir um imóvel;
- meio de funil – leads que estão com a intenção de comprar um imóvel;
- fundo de funil – leads com decisão de compra e que já sabem o que desejam.
Para cada uma dessas etapas, é preciso que se aborde o consumidor de modo persuasivo e da forma correta.
Quais são os principais processos no marketing digital?
Os principais processos do marketing digital são:
- atrair – atração de visitantes qualificados para o e-commerce;
- converter – momento em que os leads são engajados à conversão;
- vender – momento em que a venda do imóvel é realizada;
- fidelizar – oferecer uma experiência positivamente marcante ao cliente com pós-venda.
O que é necessário para se tornar um corretor de imóveis digital?
Para se transformar em um corretor de imóveis digital, você precisa, naturalmente, integrar-se a esse universo. Vejamos algumas ações que podem ajudar você a participar mais ativamente desse cenário.
Compreenda a importância da tecnologia para o setor de imóveis
A tecnologia influi decisivamente no comportamento do consumidor. Ele acessa diferentes soluções tecnológicas para solucionar diferentes problemas (sejam simples, sejam complicados). A transformação digital vem mudando o modo como os consumidores compram e se comunicam.
Há alguns anos, para que um corretor de imóveis mostrasse um imóvel ao seu cliente, era necessário que eles se comunicassem por meio de ligações telefônicas, marcassem um horário em que ambos estivessem disponíveis e se deslocassem até o imóvel. Isso poderia consumir um longo período do dia, considerando os imprevistos a que o cliente e o corretor estavam sujeitos.
Atualmente, a pessoa interessada em comprar pode fazer o download de um portal imobiliário em seu celular e escrever uma palavra-chave no campo de pesquisa para encontrar as oportunidades disponíveis em qualquer lugar do Brasil ou até fora dele. Fotos e outras informações detalhadas sobre o imóvel aparecem logo na página.
Há muitos outros exemplos de como a tecnologia pode ajudar o corretor de imóveis digital a se destacar no mercado imobiliário.
O profissional, vale lembrar, precisa de conhecimentos específicos para poder aproveitar, da melhor forma possível, as oportunidades que a tecnologia oferece. A negligência fará com que os concorrentes mais ajustados à transformação tecnológica sejam mais bem-sucedidos que você.
Use as soluções tecnológicas como aliadas
Há algum tempo, os profissionais e as empresas investem em soluções mais avançadas para otimizar os negócios — principalmente softwares de automação, os quais simplificam e agilizam atividades repetitivas, aumentando a produtividade.
Para o corretor de imóveis digital, um CRM imobiliário que atenda às suas necessidades pode ser um grande diferencial entre você e seu concorrente.
É uma ferramenta cujos recursos facilitam o trabalho de corretagem e, em certas situações, permitem a interação do corretor com outros corretores da mesma região e de outras áreas de atuação.
Não podemos esquecer que as plataformas digitais destinadas ao setor de imóveis deixam os processos de comercialização/locação bem mais simples e, assim, economizam o tempo e a energia dos profissionais.
Conheça e selecione as melhores ferramentas
O corretor de imóveis digital precisa abarcar o panorama de nosso cenário, compreender que a tecnologia se consolida mais e mais no setor imobiliário.
Sabemos que a transformação digital acontece rapidamente e, consequentemente, a atualização constante do corretor é necessária — ferramentas e recursos novos entram no mercado com frequência.
Determinadas soluções já se incorporaram à realidade. É o caso dos chatbots, robôs que vêm sendo aplicados com êxito nos sites destinados a imóveis. Uma vantagem é que esses robôs virtuais oferecem atendimento 24 horas por dia. A plataforma imobiliária é uma das tecnologias que mais se popularizaram nas últimas décadas.
E há outras ferramentas valiosas como a RV (Realidade Virtual) e a geolocalização. São ferramentas usadas por aqueles profissionais que visam à desburocratização de processos.
Os sistemas que gerenciam o relacionamento com o cliente (CRM) estão entre os preferidos dos corretores porque aumentam a produtividade efetivamente.
Como o aplicativo da Newcore pode ajudar nesse processo?
Com a plataforma da Newcore, o corretor de imóveis digital:
- ganha mais dinheiro que trabalhando em uma imobiliária;
- tem acesso a todos os imóveis destacados da zona;
- seleciona os clientes mais qualificados para fazer negócios;
- consegue conciliar o imóvel ao cliente ideal para ele;
- recebe orientação sobre as atividades de atendimento;
Enfim, o corretor de imóveis digital necessita manter-se atualizado sobre as inovações do mercado no que se refere à transformação digital. Quanto mais atualizado ele estiver, mais competitivo se tornará. O aplicativo da Newcore é uma das mais avançadas soluções do mercado imobiliário: é um produto inteligente, interativo e fácil de usar.
Já está por dentro das inovações tecnológicas do mercado imobiliário? E o que pensa de toda essa transformação digital? Já usa o aplicativo da Newcore? Convidamos você a entrar em contato conosco para obter mais informações sobre ele. Temos certeza de que vai gostar!