Abrir novos negócios no mercado imobiliário é uma tarefa com diversos desafios. Além de lidar com um produto de alto valor, você precisa trazer ao seu cliente uma oferta que encaixe perfeitamente em seus objetivos, sejam eles relacionados à moradia ou ao investimento. A boa notícia é que, hoje, as ferramentas digitais podem ajudar muito os corretores, encurtando as etapas envolvidas e acelerando o processo de captação de novos clientes para suas carteiras.
No entanto, para aproveitar as possibilidades do universo virtual de maneira eficaz, você deve conhecer as ações que pode desenvolver, os canais que trazem mais resultados e como exatamente a presença digital planejada pode lhe trazer resultados. Por isso, fizemos este artigo com as principais estratégias de marketing digital para você implementar e prosperar ainda mais no mercado imobiliário.
Abaixo vai entender melhor como pode usar o marketing digital para captar mais clientes e, além disso, quais cuidados deve ter na hora em que for criar suas peças de marketing, de acordo com os objetivos estabelecidos e as plataformas onde vai construir sua presença.
Quer abrir novas portas na sua carreira? Então não deixe de acompanhar e anote as 5 estratégias abaixo!
Como o marketing digital ajuda os corretores?
Da mesma forma que o marketing trata-se do conjunto de ações que valorizam o seu produto ou a sua marca no mercado e ajudam você a identificar e atender as dores dos clientes em potencial, os benefícios no ambiente digital são os mesmos.
A diferença é que, nas plataformas online, você pode recolher muitos resultados com um investimento relativamente baixo em comparação a estratégias tradicionais, como a panfletagem ou o anúncio em mídias offline (jornal, rádio e televisão, por exemplo). Isso se dá porque a segmentação do público é mais precisa, e a distribuição do conteúdo orgânico, ou seja, os posts, artigos ou e-mails que você produz sem custos extras, acontece com muito mais facilidade e agilidade.
Para te ajudar a se planejar, queremos apontar três objetivos que você pode perseguir pelo marketing digital, e explicar como eles ajudam o seu trabalho. Eles são o reconhecimento de marca, a captura de leads e o aquecimento de leads. Entenda melhor abaixo.
Reconhecimento de marca
Um corretor conhecido e confiado pelo público consegue fechar negócios com muito mais tranquilidade, pois é uma pessoa procurada ativamente por quem tem interesse em adquirir um imóvel. Para chegar nesse lugar ou expandir a sua autoridade já estabelecida para outras pessoas, você pode e deve usar estratégias de marketing digital, focadas no reconhecimento da sua marca.
Captura de leads
Esse termo já deve ser familiar a você, certo? Captar leads é gerar oportunidades de negócios a partir de formulários, indicações e pelo contato direto. No meio digital, é possível fazer isso pelas páginas e campanhas focadas nesse objetivo.
Aquecimento de leads
Para o seu funil de vendas funcionar, você precisa tomar medidas que aumentem a consciência do lead sobre o seu produto e instiguem o desejo de compra nele. Fazer isso no meio online é relativamente simples: por meio de posts, e-mails ou artigos pelos quais você oferece informações específicas e conteúdos que se comuniquem com as dores dos clientes em potencial, acelerando assim o processo como um todo. Mas lembre-se: simples não significa fácil.
Agora que você entende como as ferramentas digitais podem ajudar o seu trabalho como corretor, confira abaixo nossas dicas para usá-las de maneira eficaz e gerar mais resultados!
1. Crie um site
Caso você ainda não tenha um site falando sobre o seu trabalho e portfólio de imóveis, já passou da hora. Com uma página na web, você consegue gerar oportunidades de negócio, divulgar o seu trabalho e ainda obter informações sobre os usuários que podem se interessar pelo que você tem a oferecer, por meio de ferramentas gratuitas como o Google Analytics.
Uma dica boa para o seu site gerar resultados é estabelecer a autoridade dele nas ferramentas de busca. Para isso, você pode usar estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO.
2. Aplique técnicas do Marketing de Conteúdo
Todos os dias, milhões de pessoas buscam no Google ou em sites similares soluções para problemas do cotidiano, desde questões simples até as mais complexas, como a compra de imóveis. Pelo seu site, você pode oferecer artigos que ajudem o público a encontrar as respostas que ele precisa e, além disso, criar um ecossistema de conteúdos focados em atender pessoas em diferentes etapas do funil de vendas.
O mais interessante é que você pode fazer isso sem gastar nenhum tostão — mas para que a estratégia seja efetiva, é importante entender exatamente o que é Marketing de Conteúdo e aprender as táticas de otimização que vão ajudar o seu site a crescer no ambiente digital.
3. Esteja nas redes sociais
Você já deve estar cansado de ouvir que precisa estar no Instagram, não é mesmo? Bom, nós ressaltamos que esse é um conselho válido, mas a sua presença digital não precisa estar resumida a uma rede — e, mais importante do que isso, não é apenas sobre estar lá, mas saber utilizar cada canal social ao seu favor.
Uma estratégia de marketing digital efetiva para as redes sociais envolve identificar o público que usa ela e como você pode oferecer conteúdos que gerem interações e intenção de compra. Para o Instagram, por exemplo, é importante ter pelo menos três posts por semana, com conteúdos variados relacionados ao mercado imobiliário (dicas, informações sobre impostos, promoção de oportunidades novas, etc.) e estar nos stories durante todos os dias úteis da semana. O público do aplicativo de fotos costuma ser mais jovem, mas o Instagram é tão utilizado que pode trazer resultados em diversas faixas etárias.
Outra rede social interessante é o LinkedIn. Ali, você pode publicar textos longos falando não só de oportunidades imobiliárias, mas principalmente sobre a sua visão do mercado e como você ajuda pessoas a conquistarem seus sonhos. Nessa você encontra um público mais ligado a imóveis de alto padrão, além de investidores, então tenha isso em mente na hora de construir a sua estratégia.
4. Escreva e-mails valiosos
Há muito tempo já passamos da época em que uma estratégia de e-mail marketing se resumia a panfletos virtuais ou a um catálogo de promoções sem alma.
Hoje, os clientes procuram e-mails que enriqueçam sua visão sobre o mercado com informações úteis, e até o storytelling pode ser aplicado por esse canal (falar sobre a história do bairro onde um empreendimento está localizado, por exemplo). Use essas dicas ao seu favor e não deixe de empregar o e-mail marketing, afinal é uma ferramenta que pode ter custo zero e trazer grandes resultados para você.
5. Analise os dados constantemente
Um elemento indispensável para qualquer estratégia de marketing digital é saber ler os dados e tirar conclusões produtivas deles. A métrica à qual você precisa ficar mais atento é a sua taxa de conversão (quantos negócios você fecha a partir do número de pessoas que visita o seu site), mas todas são importantes para não perder oportunidades nos canais em que está inserido.
Anotou? Então é hora de colocar as estratégias de marketing digital em prática e deslanchar o seu trabalho como corretor de imóveis no ambiente virtual.
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