O corretor de sucesso precisa está atento aos índices imobiliários, pois são responsáveis por nortear as decisões dos clientes. Eles ditam se o momento é ideal para comprar ou alugar um imóvel e se as oportunidades dos mercados são boas aos clientes.
Os índices são medidas quantitativas que permitem realizar projeções futuras. Dessa forma, é possível que o cliente preveja quanto pagará na negociação, sem sustos futuros.
Compreender os índices do mercado imobiliário permite que o corretor faça uma análise do cenário, analise demais fatores e quais impactos as negociações imobiliárias sofrerão. Você conhece os principais índices? Leia o post e veja mais!
IGP-M
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é um indicador importante para a economia brasileira, sendo aplicado também no mercado imobiliário. O percentual é previsto mensalmente pela FGV, considerando fatores variáveis, que podem incluir matérias-primas agrícolas a produtos consumíveis por comprador final.
O cálculo do IGP-M pode ser aplicado nos contratos de compra e venda de imóveis já construídos, em financiamentos imobiliários. Também é aplicado nas locações, no reajustes anuais dos contratos, baseado no acúmulo de últimos 12 meses do ano.
INCC-M
O Índice Nacional de Custos da Construção do Mercado (INCC-M) também é calculado pela FGV com o objetivo exclusivo de acompanhar os valores dos imóveis, pois afere o custo da construção de habitações.
Para mensurar o valor do INCC-M são coletados dados de 7 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Porto Alegre, considerando o valor de equipamentos, mão de obra e materiais, em um período específico.
INPC
Criado pelo IBGE, o Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC) mede o custo de vida do brasileiro, por meio da análise da variação de valores dos produtos ou serviços em um período determinado. Esse índice mensura a inflação do país.
O INPC influencia o mercado imobiliário. Ele atua no reajuste do valor do imóvel já construído, quanto ao preço das parcelas do financiamento. Além disso, pode ser usado na correção anual do valor de aluguéis
CUB/m²
O Custo Unitário Básico da Construção Civil é um índice voltado à atualização dos contratos de imóveis que estão na fase de construção, responsável por indicar os custos médios de materiais e de mão de obra.
Pode o índice variar de acordo com o estado, já que seus valores não são nacionais. É usado para reajustar contratos imobiliários, desde que seja imóvel em construção, pois a propriedade pronta não é incluída.
IPCA
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também mede a inflação no Brasil e a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias.
Ele observa se os preços subiram, diminuíram ou permaneceram estáveis de um mês para outro. Esse índice é utilizado apenas no cálculo do financiamento imobiliário, na compra e venda de propriedade, por se basear nessas taxas indexadoras à inflação.
Entender como funciona os índices imobiliários é o diferencial do corretor de imóvel, principalmente na hora de atender o cliente e assessorá-lo quando ocorrer uma negociação imobiliária. Isso porque vai analisar todas as tendências do mercado, para ajudar os clientes a tomarem a melhor decisão, dando todo o suporte necessário. Essa atenção será o seu diferencial. Por isso, acompanhe as atualizações do mercado, para saber quando será melhor investir na compra de um imóvel ou é preferível o aluguel.
O que achou desse post? Continue conosco e leia sobre as ferramentas para aumentar as vendas!