Mais do que somente vender alguma coisa, o corretor de imóveis lida com o sonho das pessoas. Estamos falando de bens com os quais o comprador conviverá por muito tempo, provavelmente pelo resto da sua vida. Em diversos casos, com negócios que ele só fará uma ou, no máximo, duas vezes.
Sendo assim, o modo como esse cliente é abordado pelo corretor pode definir todo o andamento da negociação e até garantir — ou não — o fechamento da venda. Diante de tamanha importância, é essencial que o corretor conheça e aplique as melhores técnicas de abordagem de vendas.
Pensando nisso, neste post, trouxemos para você algumas das dicas mais eficientes sobre esse assunto. Então, continue a sua leitura e saiba como abordar o seu cliente!
1. Conheça muito bem os imóveis
Como já foi mencionado, estamos falando de um tipo de negócio que muitas das pessoas só farão uma vez na vida. Por isso, o cliente não fechará com você se não estiver 100% seguro das informações recebidas.
Quem precisa transmitir essa segurança a ele é você, e a melhor maneira de se fazer isso é ter plena confiança naquilo que está dizendo. Ou seja, você precisa conhecer cada detalhe não só do imóvel à venda, mas também do mercado e das condições da negociação, como valores, prazos, opções de financiamento etc.
2. Pesquise o cliente que abordará
Outro ponto importante é saber com quem você está lidando para evitar qualquer tipo de gafe. Além disso, ter informações sobre seu cliente ajuda na utilização de técnicas como o rapport e, ainda, evita que você desperdice o seu tempo e o dele com a oferta de produtos que não combinam com o perfil do comprador.
3. Ofereça um bom atendimento
Essa é a dica mais óbvia, porém, não pode ser negligenciada. Ninguém fechará um negócio que envolve uma alta quantia, como a compra de um imóvel, se não estiver recebendo um bom atendimento, por mais que o produto seja perfeito.
Por isso, esteja sempre disponível para o seu cliente, busque responder a todas as dúvidas dele, dê a ele subsídios para combater as suas inseguranças e, principalmente, sempre o trate com respeito, empatia e consideração.
4. Tire proveito da tecnologia
A tecnologia hoje nos ajuda a derrubar qualquer tipo de barreira de comunicação. Por exemplo, o WhatsApp e o e-mail são ótimos meios de se comunicar diretamente com o cliente e de demonstrar a ele a sua disponibilidade para o ajudar sempre que necessário.
Além disso, já existem recursos como o Tour Virtual 3D, muito útil para ganhar tempo com as visitas que poderiam ser improdutivas, esgotando o tempo do cliente sem necessidade.
5. Saiba escutar
Por fim, talvez a mais importante das dicas: saiba ouvir. Quanto mais o seu cliente falar, mais informações você terá para usar no fechamento do negócio, no combate às objeções e na criação de um vínculo com ele. Então, busque ouvir mais do que falar sempre, é por isso que você tem dois ouvidos, mas apenas uma boca.
Como viu ao longo deste post, aplicar técnicas de abordagem de vendas não é um bicho de sete cabeças, ao contrário, é muito mais simples que abordar um cliente sem qualquer preparo. Além disso, elas garantem muito mais chances de fechamento do negócio e, o melhor de tudo, com o cliente satisfeito e fidelizado.
Agora que você já conhece as principais técnicas de abordagem de vendas, entenda também como lidar com as objeções dos clientes!