Você já conhece os indicadores de vendas imobiliárias? Eles são importantes aliados para que as suas campanhas de vendas sejam cada vez mais eficientes, trazendo os melhores resultados para os seus negócios. Isso, porque, com indicadores bem-definidos você pode acompanhar e aprimorar o desempenho de seus processos de vendas.
Estamos falando de métricas ou índices numéricos capazes de demonstrar se os processos de uma empresa estão alcançando os resultados almejados. Para que se obtenha bons resultados, é preciso fazer um acompanhamento constante e traçar um bom plano de ação a partir deles.
Fizemos um levantamento de alguns indicadores altamente relevantes para impulsionar os negócios imobiliários. Quer conhecê-los? continue com a gente!
1. Tempo médio de fechamento de venda
Essa é uma métrica muito útil para conhecer, com objetividade, em quanto tempo se fecha o ciclo de venda ou aluguel de um imóvel. É um dado importante para se ter em conta quando a intenção é melhorar os processos de vendas.
Para as empresas, a partir dos números levantados, é possível identificar a necessidade de contratação de novos vendedores. Os corretores autônomos podem usá-los para identificar a necessidade de investir em novos conhecimentos e ferramentas de vendas.
2. Taxa de conversão
A taxa de conversão, nesse contexto, é um índice que nos diz quantas abordagens foram necessárias para o fechamento de uma venda. Esse é um excelente indicador para medir o sucesso das ações estratégicas de um corretor imobiliário.
A partir dos resultados, uma empresa pode identificar quais são os corretores com o melhor desempenho dentro e entender quais estratégias e ações os levam a obter sucesso com as vendas. Assim é possível dar um feedback assertivo, que estimule a continuidade dessas estratégias. Essa é, também, uma boa forma de identificar necessidades de melhorias nos processos de vendas autônomas.
3. Ticket médio
Esse é um importante indicador para avaliar se um determinado corretor tem um perfil mais arrojado e prefere investir suas energias em negócios mais rentáveis, ou prefere trabalhar com um maior volume de vendas para alcançar suas metas, lidando com negócios menos desafiadores.
O ticket médio representa o valor arrecadado dividido pelo volume de vendas. Ele permite avaliar melhor as perspectivas dos negócios e, assim, identificar que linha de ação tem mais a ver com o perfil de cada corretor, fazendo com que todos produzam bem, dentro de suas possibilidades.
4. Taxa de churn
Essa é a taxa que permite identificar a quantidade de pessoas que, por algum motivo, desistiram do seu negócio. Ela é medida com base na relação entre a quantidade de negociações que foram abandonadas e a quantidade de clientes que a empresa tinha no início de um determinado período.
É um forte indicador da necessidade de se trabalhar o relacionamento com o cliente e o processo de vendas como um todo, a fim de que um alto índice de negócios iniciados sejam fechados com sucesso.
5. Índice de recomendação
Com esse kpi de vendas imobiliárias podemos acompanhar o número de indicações recebidas por um corretor. Ele é importante, não apenas para saber o índice de sucesso de um profissional, mas também para entender o relacionamento dos corretores de uma empresa com os clientes.
Assim é possível identificar aqueles que são mais propensos a contribuir para a fidelização dos clientes da empresa, além de entender a necessidade de buscar soluções que contribuam para o fortalecimento da sua marca no mercado imobiliário.
6. Conversão em visitas
Esse indicador avalia o tempo decorrido desde o contato com prospect até o momento em que ele chega a visitar o imóvel. O levantamento desses números é importante para avaliar a eficiência do processo de atração do cliente e apresentação do imóvel, de forma que ele se interesse por conhecê-lo.
Quando essa primeira etapa é feita de modo a gerar um encantamento no cliente, não só o número de visitas tende a aumentar, mas também o volume de conversão em vendas. Por isso é de fundamental importância documentar cada fase do processo, do contato com o cliente e a apresentação do imóvel até o momento de convidá-lo para a visitação.
7. Visitas necessárias para fechar uma venda
Esse indicador faz um acompanhamento de quantas visitas são necessárias em um determinado imóvel, até que haja o fechamento da venda, ou seja: para quantos clientes o empreendimento será mostrado até que um deles realize a compra.
A partir desse indicador, é possível levantar as questões que fazem com que determinados grupos ou tipo de móveis sejam vendidos mais rapidamente que outros e, assim, trabalhar em formas de tornar os empreendimentos mais atrativos para os clientes potenciais.
8. Qualidade do atendimento
Para fazer o acompanhamento desse indicador, é preciso enviar uma pesquisa de satisfação para o cliente após a conclusão de cada venda ou locação de imóvel. O resultado dela é que vai indicar a qualidade do atendimento realizado na apresentação dos empreendimentos e fechamento das vendas.
Essa é uma métrica importantíssima para o sucesso a longo prazo de um corretor imobiliário, pois a satisfação é fator imprescindível para a continuidade do negócio. Sendo assim, é fundamental que o resultado levantado por esse indicador seja utilizado para promover melhorias nos processos de venda. Assim é possível conquistar, em cada venda realizada, um cliente promotor da marca.
Cada um dos indicadores apresentados tem o seu valor específico e deve ser tratado com a devida relevância no dia a dia dos negócios. São resultados que, se utilizados de maneira adequada, podem representar um salto na competitividade de uma organização ou profissional no mercado imobiliário.
Por isso, tendo em mãos os resultados dos indicadores de vendas imobiliárias, é importante usá-los, não só para entender as falhas de processos passados, identificando gaps e pontos de melhorias, como também para planejar as próximas campanhas de vendas e gestão dos processos com bases bem mais claras e obter resultados muito mais eficazes.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Você também pode ajudar seus colegas profissionais a entenderem a importância dos indicadores para os negócios imobiliários, compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!