Você já parou para pensar em quais são as melhores formas de encontrar o imóvel perfeito para o cliente? O corretor desempenha um papel importantíssimo no processo de compra de um imóvel, pois participa da busca pela realização do sonho de muitas pessoas. Escolher uma casa ou apartamento, principalmente para uma família, não é uma tarefa fácil e uma consultoria adequada faz toda a diferença.
Para conhecer as expectativas do cliente e buscar atendê-las, o profissional deve usar todas as ferramentas disponíveis, fazer as perguntas certas e entender, em primeiro lugar, quais são as reais necessidades da pessoa.
Para ajudar nesse processo, preparamos uma lista com 7 dicas para que você possa encontrar um imóvel ideal para o seu cliente. Vamos lá?
1. Faça as perguntas certas
Para encontrar o imóvel perfeito para o seu cliente, você precisa conhecê-lo bem e entender o seu perfil: ele é mais sonhador ou faz a linha investidor? É bem informado, barganhador, etc.? Essas informações ajudarão você a se preparar para a abordagem e a argumentação na hora de mostrar um imóvel.
É importante conhecer o estilo de vida e as necessidades do seu cliente, saber se ele é casado, qual a sua idade, que tipo de esporte ele pratica, se tem filhos, com o que trabalha e todas as características que julgar importante. Afinal, isso serve para facilitar sua busca pelo imóvel ideal que atenda as necessidades do cliente e aumentar suas chances de sucesso.
2. Utilize ferramentas de busca
Foi-se o tempo em que era preciso gastar tempo visitando pessoalmente imóveis para conhecê-los. Hoje as informações relativas aos empreendimentos disponíveis no mercado estão disponíveis na internet nos sites das imobiliárias, aplicativos e redes sociais. Dessa forma, você pode fazer uma busca online e uma triagem, reduzindo a quantidade de imóveis que terá que visitar.
Mas você não deve subestimar o poder de um bom networking e da sua visão apurada ao circular pela cidade. Sempre será uma opção válida conversar com os amigos e bater a porta de um belo imóvel com uma placa de venda.
3. Saiba argumentar
Ficar sempre em dia com as informações de mercado, com os rumos da economia e condições de financiamento bancário é essencial para criar uma boa base de argumentação com seu cliente.
Por mais que você se empenhe em encontrar um imóvel que atenda às exigências dele, questões como preço ou condições de pagamento sempre pesam na hora do fechamento da compra. Se você tem conhecimento de mercado e está preparado para uma boa argumentação, tem maior probabilidade de eliminar as objeções e convencer o seu cliente a fechar negócio.
4. Conheça bem o imóvel antes de oferecer
Não leve o cliente a um imóvel antes de conhecê-lo muito bem. Surpresas, como vazamentos, infestações, vizinhança barulhenta e outros fatores, podem acabar de vez com a sua chance de ter sucesso na negociação. No momento da apresentação você também deve ser capaz de fornecer todas as informações que ele solicitar a respeito do imóvel.
Um bom profissional deve saber se a construção pode ser modificada, caso o cliente queira remover alguma parede, qual a quantidade de quartos, tamanho de sala, cozinha, detalhes do acabamento, etc. Tudo isso são características que ele pode questionar diretamente para você. Portanto, é preciso estar preparado para responder e eliminar objeções nesse sentido.
Se estiver apresentando um imóvel na planta, não se esqueça de tomar ciência das informações sobre prazo de conclusão da obra, entrega das chaves, previsão de valores de condomínio, tamanho do imóvel em metros quadrados e quantidade de vagas que serão disponibilizadas, entre outras informações pertinentes.
5. Considere informações relevantes do cliente
Ao procurar pelo imóvel ideal para o seu cliente, não se esqueça de considerar as suas principais características e necessidades. Por exemplo: um cliente que tem filhos em idade escolar provavelmente fará questão de ter uma escola de fácil acesso.
Por outro lado, um cliente aposentado pode preferir morar longe de qualquer tipo de movimento, barulho e badalação. Pessoas solteiras podem preferir apartamentos pequenos e fáceis de manter, enquanto em famílias grandes a quantidade de quartos e o tamanho da sala e da cozinha são fatores muito relevantes.
6. Foque na qualidade do atendimento
Enquanto não entregar a chaves para o seu cliente, não considere que a compra esteja concretizada. Desde o momento do primeiro contato até a procura por imóveis, incluindo a pesquisa para entender às necessidades do seu cliente e a visita aos imóveis escolhidos, foque na qualidade do atendimento.
Além da necessidade de encantá-lo para que realize a compra, pense que um cliente satisfeito pode proporcionar outros clientes para você no futuro e impulsionar sua carreira. Por isso, se empenhe em oferecer a melhor experiência de compra e busque, com sinceridade, atender aos desejos e necessidades no seu cliente.
7. Analise a documentação
Lembre-se de conferir a documentação dos imóveis que você escolhe para visitar. Não seria uma experiência agradável se após o cliente decidir pela compra você tiver que informar a ele que o negócio não poderá ser fechado devido a algum impedimento judicial ou ausência dos papéis necessários.
Por isso, confira a escritura, veja se o imóvel está em algum processo de disputa por herança e tenha certeza de que tudo está correto antes de mostrar o imóvel. Caso haja qualquer tipo de pendência, seja claro e avise o cliente antes da decisão de compra.
É importante cuidar para que a venda de um imóvel seja tão proveitosa para você quanto para o seu cliente. Afinal, a aquisição de um bem representa um grande negócio para ele. Você precisa ter tempo para focar em um atendimento personalizado, encantar o seu cliente no processo e fechar um excelente negócio.
Para isso, você pode contar com as soluções de uma empresa especializada em transações imobiliárias. A Newcore disponibiliza para o profissional um aplicativo no qual é possível efetuar o acompanhamento de todas as etapas do processo de forma fácil e intuitiva, bem na palma da sua mão.
Por meio do app você recebe leads qualificados e tem acesso a uma ampla variedade de imóveis da sua região para apresentar aos seus clientes. Também conta com sistema de CRM para cadastrar e administrar os seus contatos e alguns serviços de consultoria especializada no momento do fechamento do negócio .
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