Em um mercado mais digital, no qual os consumidores têm acesso facilitado a inúmeros concorrentes em cada segmento, a diferenciação no atendimento se transformou em um fator-chave nos negócios. Principalmente no ramo imobiliário, em que dezenas de consultores disputam as vendas de um mesmo produto, o atendimento humanizado é fundamental.
Com exceção de grandes investidores, a maioria dos clientes imobiliários realizará apenas uma ou duas compras ao longo da vida. Durante esse período, eles passarão por um processo estressante que envolve visitas, negociações de preços, burocracias e muitas abordagens de vendedores que não oferecem o suporte esperado.
Para ajudar você a se destacar, vamos falar sobre como é possível usar o atendimento humanizado a seu favor. Confira a seguir!
Como desenvolver um atendimento humanizado?
Podemos dizer que a empatia é a principal característica de um atendimento humanizado. O mercado imobiliário é permeado por emoções como medo, raiva, frustração e insegurança. Compreender e saber lidar com tais momentos do cliente é um dos segredos para criar vínculos e garantir a fidelidade do cliente.
Outro ponto importante é saber se colocar como um solucionador de problemas, não como um vendedor de imóveis. Busque realmente entender qual a demanda do cliente e evite apresentar produtos sem relevar as preferências dele.
Muitos corretores têm o hábito de enviar uma enorme gama de opções considerando apenas a configuração de cômodos e o preço, ignorando os diversos fatores emocionais ligados à compra de um imóvel.
É mais vantajoso mostrar poucas alternativas, porém, alinhadas aos desejos do cliente, do que uma grande quantidade de produtos acessíveis financeiramente, tentando despertar atenção com um deles.
Ter um atendimento humanizado significa aplicar menos a tecnologia?
De maneira alguma. A tecnologia, quando bem trabalhada, é uma grande aliada do atendimento humanizado.
Use-a para ampliar seus meios de contato com os clientes, utilizando opções como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Um CRM também é extremamente importante para ajudar a captação de informações, entender todos os pontos de contato já realizados e otimizar o perfil de produto a ser apresentado, aumentando as chances de venda.
Além disso, com o auxílio da tecnologia, você garante que seu cliente nunca fique sem resposta nem espere por muito tempo.
Como transformar um atendimento humanizado em diferencial?
No cenário atual, corretores independentes levam alguma vantagem em relação a grandes imobiliárias na hora de implementar o atendimento humanizado. Enquanto empresas maiores precisam alinhar processos internos, estabelecer treinamentos e mudar sua cultura organizacional, os independentes apenas necessitam de uma nova atitude.
O corretor 2.0, aquele que trabalha de forma autônoma, costuma ter um grande conhecimento em uma área de atuação, geralmente mais próxima à sua casa. Assim ele conhece melhor a rotina do bairro, dos comércios, acessos e até mesmo o perfil da vizinhança. Todas essas informações são fundamentais para se aproximar, criar vínculos e fidelizar o cliente.
Que atitudes tomar para ter um atendimento humanizado?
Você precisa estar realmente cem por cento disponível durante o atendimento. Evite dividir a atenção com outros afazeres ou demonstrar pressa. Do mesmo modo, quando fizer uma apresentação ao cliente, faça-a por completo.
Quando realizar uma pesquisa sobre imóveis em uma região, dedique-se e entregue um resultado consistente. Enviar produtos separados em momentos aleatórios demonstra falta de cuidado e interesse, transmitindo ao cliente a ideia de que você está enviando quaisquer produtos que apareceram, sem considerar as preferências apresentadas por ele.
Quando enviar um imóvel, outro ponto importante é relembrar observações feitas anteriormente pelo cliente. Isso demonstra que você está atento e busca soluções que realmente atendam às especificações apontadas por ele.
Quais habilidades são importantes desenvolver?
Para você aprimorar seu atendimento humanizado, se desenvolver e ganhar cada vez mais reconhecimento de mercado por sua diferenciação, existem algumas soft skills que podem te ajudar.
Soft skills são habilidades ligadas à capacidade do profissional de construir uma relação positiva com todos os envolvidos na sua profissão. Em um período de grande aceleração digital, em que muitas empresas ainda não estão totalmente adaptadas a consumidores melhor informados sobre produtos, isso faz com que essas habilidades sejam cada vez mais requisitadas e valorizadas.
Dentre as mais importantes para o mercado imobiliário, vamos citar algumas a seguir.
Comunicação eficaz
Conseguir se comunicar de forma clara e amigável, sem deixar dúvidas ao interlocutor, é o primeiro passo para encaminhar um bom negócio.
Boa capacidade de escrita
Você trabalha muito com SMS, e-mails, chats e WhatsApp, por isso precisa ser bom em redigi-los. Textos não trazem tons de voz e expressões faciais que nos auxiliam na comunicação, por esse motivo, tenha muita atenção ao que escreve.
Capacidade criativa
Apesar de trabalhar com produtos prontos e limitados, a capacidade criativa é um grande diferencial para um corretor que atua com atendimento humanizado. Ao compreender o cenário, proponha novas soluções que atendam às demandas, como reformas e permutas ou o que você identificar como algo eficaz.
Resiliência
O mercado é imprevisível e apresenta muitos desafios. Nem sempre você atingirá suas metas. Muitas vezes vai perder negócios que pareciam fechados. Ter resiliência te ajuda a superar as adversidades e a não deixar que tais abalos comprometam o restante das suas atividades.
Flexibilidade
Para manter um bom relacionamento, é fundamental ter flexibilidade, o que não significa fazer concessões indiscriminadamente. Clientes podem mudar de ideia, fazer novas exigências ou voltar atrás. Saber contornar essas adversidades é indispensável para ser bem-sucedido nos negócios.
Como finalizar o círculo de um atendimento humanizado?
Para finalizar seu processo de atendimento, sempre trabalhe a pós-venda. Mantenha-se em contato com seus clientes mesmo depois do fechamento do contrato, buscando feedbacks sobre o seu atendimento e perguntando se a negociação atendeu às expectativas dele.
Ao demonstrar para o cliente que você está interessado e disponível mesmo com a finalização do negócio, tenha certeza de que quando ele precisar fazer uma nova compra ou indicação, seu nome será o primeiro da lista.
Percebeu como um atendimento humanizado pode trazer muitos benefícios e ainda gerar novas oportunidades de negócio? Agora é a sua hora de estar atento a todos os pontos tratados neste texto e buscar ser um profissional diferente no mercado imobiliário.
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