Os corretores de imóveis sabem a importância de ter um excelente follow up de vendas. Os clientes em potencial estão sempre incertos sobre realizar a compra de um imóvel, por isso, é necessário convencê-los do jeito certo.
É justamente para isso que existe esse acompanhamento. No entanto, os corretores de imóveis devem se dedicar bastante às estratégias de follow up e agir na hora certa para fechar negócio. Siga com a leitura e confira excelentes técnicas de follow up!
O que é follow up de vendas?
O follow up de vendas é um acompanhamento que ocorre após a disponibilização de um serviço. No segmento de vendas, o follow up se trata de realizar uma análise do comportamento dos clientes em potencial.
Esse processo é feito em três etapas, começando com o contato inicial com os prospects. Depois, a organização de um plano completo para programar um futuro contato com esses indivíduos. A terceira etapa é sobre nutrir os potenciais clientes, apresentando a eles as vantagens de realizar tal compra.
Quais as principais técnicas de follow up de vendas?
Há um conjunto de técnicas utilizadas para converter os potenciais clientes e conquistar novas vendas. Todas elas envolvem manter contato com os clientes de forma direta ou indireta, identificando maneiras de convencê-los a comprar seus serviços. Confira 7 exemplos eficazes nos tópicos a seguir!
1. Escolher os canais certos
Há uma variedade imensa de canais digitais para atender clientes. Porém, é preciso escolher os mais apropriados e deixá-los à disposição da clientela. Pode ser que o contato por telefone esteja ultrapassado dependendo do seu contexto e seja mais interessante investir em outros meios de comunicação.
Já considerou disponibilizar um número de WhatsApp para seus clientes em potencial? O aplicativo de envio de mensagens tem sido bastante utilizado pela praticidade de reunir todas as conversas em apenas uma tela.
As redes sociais também estão sendo utilizadas frequentemente pelos corretores de imóveis, por isso, é recomendado ter um perfil corporativo. Além de os clientes utilizarem a troca de mensagens das maiores plataformas, é uma forma de mantê-los engajados e atualizados sobre suas novas ofertas.
2. Estar sempre presente
Os clientes gostam de se sentir bem quando estão sendo atendidos por corretores. É imprescindível evitar que eles se sintam ignorados ou até mesmo os distantes dos seus serviços.
Recomendamos ter um horário específico e amplo para atendê-los. Isso é uma forma de demonstrar que você se preocupa com seus clientes e pretende oferecer a atenção necessária. Convenhamos que não deve ser algo forçado, haja naturalmente, sempre com muito respeito nas conversas.
3. Manter contato
Muitos profissionais se esquecem de manter contato com os clientes ao tentar finalizar uma venda. Isso nada mais é do que um grande equívoco, um cliente jamais será fidelizado se o corretor não demonstrar interesse na venda.
Ao manter contato frequentemente com os clientes, é possível ter maior faturamento. Cada etapa do follow up de vendas requer esforço e dedicação por parte de cada profissional. Quando essas técnicas são utilizadas em conjunto, maiores são os benefícios!
4. Apostar no marketing de conteúdo
É fundamental estar presente digitalmente, isso vale para quase todos os setores do mercado. Alguns podem ter dificuldades em ter páginas na internet e em redes sociais, mas é comprovado que o marketing de conteúdo ajuda a elevar as vendas.
Mas qual seria a melhor maneira de manter os usuários engajados? A resposta é simples, criando um conteúdo de qualidade. Analise os perfis do seu setor nas maiores mídias sociais, como Instagram e Facebook.
O conteúdo desenvolvido na sua página deve ser ainda mais convincente e capaz de causar reflexão nos seus seguidores. Lembre-se de apostar no marketing de conteúdo, chamar atenção aos seus serviços e crescer a sua lista de clientes em potencial. Quem sabe você não fecha mais negócios dessa forma?
5. Fazer pesquisas para a prospecção de clientes
A prospecção de clientes é feita pensando em maneiras de identificar onde estão os indivíduos interessados nos seus serviços. Comece fazendo uma pesquisa rápida para conhecer bem o seu mercado.
Em seguida, qualifique todos os contatos da sua lista, sempre considerando o perfil de cada cliente. É importante refletir sobre suposições de como eles podem se interessar no que você tem a oferecer.
Escolha o momento ideal para contactá-los e ofereça soluções diretas para os problemas que eles estiverem enfrentando. As chances de clientes em potencial concluírem uma compra são bem maiores se você entra em contato com eles na hora certa!
6. Interagir por e-mail
Se tem uma forma de contato que segue em alta é o e-mail. Esse meio de comunicação entre as pessoas é o aliado ideal para troca de mensagens formais sobre produtos e serviços.
É comum que as pessoas tenham a caixa de entrada de e-mail sincronizada ao smartphone. Isso facilita a chegada de notificações diretas no celular dos clientes. Ao considerar o uso dessa ferramenta, novas vendas são fechadas em menos tempo. Aproveite todos os seus benefícios!
7. Investir em tecnologia
A forma de trabalhar nunca mais foi a mesma após o avanço da tecnologia. O mercado de trabalho passou por uma enorme transformação e está mais digital que nunca.
Desse modo, os profissionais precisaram atualizar suas estratégias e acompanhar as tendências. Entre as principais, temos o uso de aplicativos para aprimorar a produtividade e o desempenho deles.
No caso dos corretores de imóveis, é essencial que eles tenham acesso ao recebimento de clientes selecionados. Além disso, um CRM otimizado e um bom gerenciamento de todas as atividades pelo sistema contribui bastante.
Quais erros devem ser evitados durante o follow up de vendas?
O tempo é de suma importância no follow up de vendas. Uma oportunidade pode ser muito vantajosa em um determinado momento e em outro, nem tanto. Por essa razão, acompanhe os procedimentos com precisão e evite erros.
Não contar com a tecnologia é outro equívoco, afinal, um software inteligente evita muitas falhas humanas. Por último, jamais desista, persista até conseguir alcançar os resultados desejados.
Agora você já sabe como o follow up de vendas funciona. Essa estrutura deve estar na mente dos corretores de imóveis. Os clientes são uma parte muito importante para o seu negócio, por isso, é fundamental estreitar a relação entre eles. Aproveite as estratégias desse procedimento, fidelize seus clientes e aumente a lucratividade do seu empreendimento do jeito mais rápido e eficaz!
Esperamos que tenha gostado do texto! Siga acompanhando o conteúdo do nosso blog acessando outros artigos exclusivos para corretores autônomos. Confira agora mesmo alguns exemplos de rapport em vendas!