Velhos hábitos podem impedir você de aumentar vendas de imóveis. O mercado imobiliário é cada vez mais competitivo e, como outros setores, sofreu transformações profundas com o advento dos meios digitais.
Um profissional com experiência de décadas pode ter o hábito ferrenho de resistir ao uso de novas ferramentas, e tal atitude pode acabar prejudicando seus resultados.
Com profissionalismo e determinação, porém, é possível eliminar hábitos errados do cotidiano, por mais arraigados que sejam. Inovar nos métodos e ouvir melhor as necessidades de cada cliente estão entre os maiores diferenciais dos corretores bem-sucedidos hoje em dia.
Para ajudar você a alavancar as vendas de imóveis, elencamos 7 erros que podem estar atrapalhando o sucesso da sua carreira. Confira!
1. Não inovar no processo de divulgação dos imóveis
Com o advento da tecnologia, o processo de decisão do consumidor tem mudado. Tais mudanças atingiram diversos setores, inclusive o imobiliário. Um erro comum entre os corretores é pensar que os métodos que davam certo anos atrás continuarão sendo os melhores. Como qualquer profissional, porém, o corretor deve atualizar seus conhecimentos. Leitura especializada, por exemplo, ajuda nesse processo de atualização.
Muitos profissionais continuam apostando nas placas “vende-se” ou “aluga-se” e na distribuição de panfletos. Porém, este não é um erro. O erro está em apostar somente em tais canais tradicionais para aumentar vendas de imóveis. Comece a considerar, portanto, o uso de outros meios para expandir suas transações.
2. Não investir em tecnologia impede você de aumentar vendas de imóveis
A internet se tornou o principal meio de busca de produtos e serviços entre os consumidores. A pandemia, devido ao isolamento social, acabou impulsionando essa tendência em todo o mundo, que veio para ficar.
Os corretores que têm mais tempo de experiência no mercado tendem a resistir aos novos tempos. Porém, continuar ignorando sites, aplicativos e softwares em suas tarefas diárias pode estar atrapalhando suas tentativas de aumentar vendas de imóveis.
Assim como outros setores, as empresas e os profissionais do setor imobiliário que investiram no uso eficiente das tecnologias saíram na frente da concorrência. As ferramentas digitais são úteis em diversos momentos, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.
3. Não se interessar pela busca específica dos clientes
O advento dos motores de busca online colocou em primeiro plano as necessidades do cliente em um processo de venda. Isso porque tudo começa a partir de buscas muito específicas do consumidor. Por isso, mais do que nunca, o corretor deve levar em conta o que o cliente está procurando.
Após o primeiro contato, é essencial que o corretor se mostre à disposição para tirar todas as dúvidas do cliente. Tal interesse influencia bastante na consolidação da venda. Evite também o erro de tentar empurrar um imóvel incompatível com o perfil do possível comprador. Nada pior para afastar o seu cliente.
4. Demorar em responder seus clientes
Com tantas ferramentas de comunicação instantâneas à nossa disposição, fica realmente difícil para um cliente entender o motivo da demora para respondê-lo. Lembre-se que, para a concorrência usar tais ferramentas e sair à frente, bastam alguns segundos.
Um corretor organizado de sucesso verifica seus e-mails diariamente e mantém atualizados seus contatos. Use mais de um aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram. Também não se esqueça de retornar telefonemas de clientes em, no máximo, 48 horas.
5. Usar fotos de baixa qualidade nos anúncios online
Na internet, a imagem é o maior fator de atração de um produto. Por isso, as empresas campeãs de vendas investem tanto em fotos de qualidade. Considere a possibilidade de contratar os serviços fotógrafo profissional para fazer bons registros dos imóveis com os quais você trabalha. Providenciar imagens de alta qualidade é um investimento importante para aumentar vendas de imóveis.
Lembre-se de organizar o imóvel e de fotografar todos os cômodos com boa iluminação. Fotografe as áreas comuns do condomínio, no caso de apartamentos, e as fachadas de casas e prédios. Vídeos também podem ser úteis. Tenha fácil acesso ao material para que você possa enviar aos clientes através do seu próprio aplicativo de mensagem de forma rápida.
6. Não fazer boas parcerias para aumentar vendas de imóveis
As parcerias mantidas pelos corretores tornaram-se cada vez mais importantes para os negócios no ramo imobiliário, sobretudo entre os autônomos. Tais parcerias revelam-se úteis para aumentar a carteira de clientes de um corretor. Porém, devem ser positivas e estabelecidas com certos critérios.
Antes de firmar parceria com outros corretores, levante o histórico dos profissionais e procure referências. Faça um contrato que estabeleça regras, como o percentual das comissões a serem pagas a cada uma das partes. É importante buscar um parceiro que complemente seu perfil, e não um concorrente seu. Dessa forma, vocês poderão formar realmente um time capaz de atender as diferentes exigências do mercado.
7. Publicar anúncios mal feitos e com informações incompletas
Esta dica vale tanto para os meios digitais quanto para os canais tradicionais. O cliente em geral não dispõe de muito tempo para conferir todos os detalhes de um anúncio. Se houver alguma informação truncada, a tendência é de que ele passe adiante.
Na internet, os motores de busca classificam os anúncios de acordo com as palavras-chave digitadas pelos clientes. As pessoas, por exemplo, procuram imóveis usando nomes de bairros. Se seu anúncio estiver com o endereço incompleto, o Google simplesmente não vai exibi-lo, e você poderá perder um bom negócio.
Portanto, vale a pena publicar anúncios bem escritos, com todas as informações importantes, como a localização, para aumentar vendas de imóveis.
Ao evitar os erros, certamente você vai começar a trilhar um caminho de sucesso sem volta. Por meio do uso de ferramentas modernas, como um aplicativo especializado em imóveis, como o software da NewCore, suas vendas tendem a crescer! Tais aplicativos ajudam a aumentar a carteira de clientes e facilitam o contato com os possíveis compradores.
O conteúdo foi útil para sua carreira de corretor? Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente: queremos saber sua opinião e suas necessidades como profissional!