Na era do consumidor 4.0, corretores que não utilizam a tecnologia como aliada nas vendas ficam à deriva em meio aos processos comerciais cada vez mais ágeis e dinâmicos. Hoje em dia, antes mesmo de procurar auxílio com um corretor, o cliente provavelmente já pesquisou uma série de informações sobre o mercado imobiliário com alguns cliques em seu próprio celular.
Por isso, estar preparado para oferecer a ele algo além daquelas informações já captadas é essencial à continuidade da negociação. É isso que fará com que a relação de confiança entre as partes se estabeleça, de modo que o cliente se certifique do empenho do corretor em realmente entregar algo satisfatório e compatível com os interesses em questão. Quer saber mais a respeito? É só continuar a leitura!
A relação entre a tecnologia e o consumidor 4.0
Assim como os corretores que trabalham em imobiliárias físicas, o corretor de imóveis autônomo precisa ter pleno conhecimento das tendências mais atuais do mercado imobiliário. Além disso, como os profissionais autônomos não contam com a mediação da imobiliária a seu favor, eles devem encontrar uma maneira mais eficaz de se aproximar dos clientes. É a tecnologia que suprirá essa lacuna.
Um aplicativo para corretores, por exemplo, aproxima o corretor de seus potenciais clientes naquela região. Outra vantagem é que muitas ferramentas tecnológicas facilitam a apresentação dos imóveis por meio de recursos gráficos de excelente qualidade. Dessa forma, o comprador pode ter uma visão perfeita da propriedade sem necessariamente ter que marcar uma visita.
Na era do consumidor 4.0, isso é muito importante. Afinal, o tempo do cliente é tão valioso quanto o do profissional que está prestando o serviço. Portanto, otimizar os agendamentos é fundamental para que ambos saiam ganhando: o comprador apenas visitará um imóvel que lhe interesse de fato. O corretor, por sua vez, não perderá tempo no trânsito para uma apresentação que não levará a nada.
Táticas para usar a tecnologia como aliada nas vendas
Vamos agora às melhores táticas para utilizar a tecnologia como aliada nas vendas em diversas fases de um processo comercial.
Aposte em chatbots
Em um primeiro contato, os compradores provavelmente estarão interessados apenas em tirar as dúvidas sobre determinado imóvel, como metragem exata, padrão de acabamento, datas de visitação, valores e condições da negociação. Tudo isso pode ser respondido com agilidade se você tiver um chatbot em seu site oficial de corretor autônomo – ou no site da imobiliária para a qual você trabalha.
Trata-se de uma tecnologia simples, porém muito útil para quem busca otimizar os contatos e oferecer atendimento imediato para quem abre o seu site institucional. Assim que o possível comprador clica na página, abre-se uma janela com uma espécie de consultoria online pelo chat, onde o cliente poderá esclarecer todas as dúvidas antes de agendar a visitação ao imóvel.
Diversifique seus canais
Quando falamos em tecnologia no mercado imobiliário, a diversificação dos canais de vendas deve vir em primeiro lugar. Além de um bom site institucional, ter uma boa presença nas redes sociais é imprescindível para ampliar as oportunidades de vendas. Até porque, hoje em dia, muita gente utiliza as redes sociais para encontrar serviços compatíveis com seus interesses.
No caso da atividade imobiliária, isso é ainda mais evidente, tendo em vista o enorme apelo visual das propriedades – desde que os anúncios sejam bem feitos, é claro. Nada de textão no Instagram ou Facebook, certo? Os clientes querem interagir com os anúncios de forma prática e rápida, encontrando em poucas linhas tudo o que precisam saber a respeito: localização, tamanho, padrão e preço.
Se você tiver um blog ou outro canal para dar mais detalhes sobre os imóveis do seu catálogo, aí sim é interessante oferecer conteúdos mais aprofundados. De qualquer forma, vale a máxima: qualidade é bem mais importante do que quantidade. Então capriche nas fotografias, no texto de descrição e na apresentação geral das suas redes. Elas são um reflexo do seu modo de trabalho. Portanto, gentileza e empatia são essenciais.
Tenha um site responsivo
O seu site deve ser responsivo e oferecer uma boa navegação intuitiva. Sites responsivos são aqueles adaptáveis às navegações feitas via dispositivos móveis, como celulares, tablets e smart TVs. A intenção é que o usuário tenha uma boa experiência (carregamento rápido, leitura facilitada etc.) qualquer que seja o dispositivo em questão.
O mesmo vale para o design e a estética dos sites imobiliários, pois a identidade visual da página dialoga diretamente com os valores transmitidos por aquele corretor. Uma página “limpa”, com elementos gráficos bem posicionados, fotos de qualidade e textos bem escritos faz toda a diferença na imagem que o público terá sobre o seu trabalho.
Modernize as apresentações
Se você busca utilizar a tecnologia como aliada nas vendas, aí vai uma dica relacionada às apresentações dos imóveis: insira QR codes nos seus anúncios físicos. Sabe aquela placa de vende-se que chama atenção do comprador e desperta nele a vontade de entrar em contato? Imagine que prático seria se ele pudesse apontar a câmera do próprio celular para o QR code do anúncio e acessar de imediato as demais informações a respeito?
Isso torna a experiência do consumidor mais enriquecedora, sem falar na agilidade de poder logo sanar as dúvidas sobre aquele anúncio, já que o QR code lido pela câmera do celular o levará diretamente à página com os detalhes do preço, condições de pagamento, potencial de valorização do imóvel, entre outros informes que o corretor julgar importantes.
Use drones para captar imagens
Ainda sobre apresentação de imóveis, muitos corretores têm investido também na utilização dos drones para fazer filmagens aéreas das propriedades e mostrá-las em diferentes ângulos para os compradores. Essa alternativa é muito interessante para aqueles imóveis com vistas deslumbrantes que podem ser contempladas em diferentes angulações.
Por fim, para você que precisa de uma ferramenta que organize a sua rotina de trabalho, aplicativos como o Trello cumprem muito bem essa função, facilitando o gerenciamento dos projetos e organizando as tarefas diárias. Mas se a sua maior dificuldade é encontrar compradores em potencial, investir em um aplicativo que faça essa conexão é o que você precisa no momento.
Esse tipo de ferramenta seleciona os clientes devidamente qualificados para seus imóveis, aproximando as partes para uma negociação efetiva, transparente e muito segura nesse contexto da tecnologia como aliada nas vendas.
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